20 anos de CESUCA: “ter a Universidade de Coimbra à porta de casa”

20 maio, 2021≈ 3 mins de leitura

“Eu vejo o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA) como uma extensão da Universidade de Coimbra (UC). Somos uma ligação da Universidade, enraizada na sociedade”, quem o diz é a coordenadora do CESUCA, Margarida Anastácio. A comemorar 20 anos de existência, o polo da UC em Alcobaça continua a ser “um desafio”, afirma Margarida Anastácio, mas “com a porta sempre aberta”. A responsável destaca a “articulação forte com as escolas e o trabalho de divulgação”.

Também o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, vê o CESUCA como “uma aposta bem feita há 20 anos e que deve ser reconhecido como muito positivo”. “Claramente é uma descentralização da Universidade. Estar próximo das comunidades, mergulhar nelas e perceber as suas necessidades e dar uma resposta de proximidade”, adianta o Vice-Reitor. Uma resposta que, de acordo com Delfim Leão, “pode ser aprofundada e valorizada”. Ao longo de 20 anos, isto tem-se traduzido em “muito trabalho do ponto de vista cultural, em trabalho em rede, com bibliotecas e escolas”, continua o Vice-Reitor. O CESUCA é, assim, “uma forma da Universidade dar um contributo direto às populações, mas também ser uma forma de angariar e puxar para si estudantes”, sublinha.

O CESUCA é, para Delfim Leão, “uma extensão de proximidade para a comunidade.” O Vice-Reitor vai mais longe, considerando o polo como “uma forma da Universidade vencer a acusação tradicional de estar refugiada na sua torre de marfim, então aproxima-se da comunidade, ao perceber o que são as suas necessidades reais e humanizar a proximidade e a imagem da própria UC”.

Do trabalho efetuado nas últimas décadas, Delfim Leão destaca “o excelente trabalho que é feito na disseminação da ciência. O CESUCA é um braço de tradução da ciência para um público mais amplo”. Mas o responsável salienta também “o trabalho apurado feito com as escolas e com a rede de bibliotecas que permite densificar a rede da UC nesta zona”.

Saiba mais sobre o CESUCA em https://www.uc.pt/cesuca.

Notícia relacionada: /noticias/artigos/centro-de-estudos-superiores-da-universidade-de-coimbra-em-alcobaca-celebra-20-anos/

Marta Costa e Karine Paniza