3.ª edição da UC 3MT foi montra para a investigação da Universidade

Kevin Leandro foi o vencedor da terceira edição da UC 3MT. Tânia Silva e Filipa Gouveia completaram o pódio da final que juntou 20 estudantes de doutoramento da UC.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
14 março, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Kevin Costa Leandro está a fazer o doutoramento em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Subiu ao palco da Sala Almedina no Convento de São Francisco para apresentar a tese: “Extracellular vesicles as a platform to deliver CRISPR-Cas9 systems to treat Machado-Joseph Disease”. E em pouco menos de três minutos, convenceu o júri multidisciplinar da UC. Foi o grande vencedor da terceira edição da “UC 3-Minute Thesis”.

O estudante foi um dos cerca de 20 que apresentaram os seus trabalhos na iniciativa de comunicação de ciência que acontece em Coimbra e, paralelamente, nas várias universidades do Coimbra Group (CG). Depois de ser o vencedor da UC, Kevin Leandro vai concorrer com os vencedores das universidades do CG, onde se vão descobrir as três melhores teses de doutoramento em três minutos.

O UC 3MT é um desafio que “permite que estudantes das várias áreas contatem uns com os outros, desenvolver as competências de comunicação e é uma forma divulgar a investigação que esta a ser realizada na UC”, sublinhou a Vice-reitora para a Investigação, Cláudia Cavadas.

“Condensar a tese de uma forma simples e clara, para todos” é o objetivo, relembrou Ana Santos Carvalho, do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, que organiza o evento em Coimbra.

Em segundo lugar ficou Tânia Silva que apresentou a sua tese: “Chronopharmakinetics and chronopharmacodynamics of intranasal antidepressant drugs”. Em terceiro lugar ficou Filipa Gouveia que, em três minutos, defendeu a tese “Targeting the brain renin-angiotensin system by nose-to-brain delivery for prevention and treatment of Alzheimer's disease”. Conheça todos os participantes de 2022 aqui.

A UC 3MT é uma competição académica que desafia os estudantes de doutoramento a comunicar a sua tese em três minutos. O objetivo para por desenvolver competências, promover uma cultura de investigação na universidade e a promoção da UC. Na sessão, o júri vai selecionar quem vai representar a UC na próxima fase da competição, que culima na conferência anual do Coimbra Group.

Saiba tudo sobre a competição UC 3-minute thesis em https://ucpages.uc.pt/3mt/

Reveja a sessão na íntegra aqui:

Eis o que pode fazer: