50 anos de Engenharia Química celebrados a pensar no futuro

Aniversário do Departamento de Engenharia Química foi assinalado com vários momentos comemorativos a 12 de setembro. O programa continua nos dias 14 e 21 de setembro.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
12 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Criado em 1972, o Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC celebra 50 anos. A data foi assinalada com uma sessão comemorativa, onde se incluiu o descerramento de uma placa alusiva à efeméride.

Na sessão de abertura, Amílcar Falcão deu os parabéns ao DEQ e lembra que "somos todos Universidade de Coimbra", em todos os momentos, sublinhando as vantagens da união e "agregação em torno de uma marca forte, neste caso da UC". O desejo do Reitor da UC é que o DEQ "ao fazer 50 anos, pense já nos próximos dez ou 20 anos", concluiu.

A investigação foi destacada pelo diretor da FCTUC, Paulo Eduardo Oliveira, durante a sessão. "O DEQ é um bom espelho da evolução da FCTUC", considera o diretor, porque "tem mostrado capacidade de se adaptar aos conhecimentos científicos e tem sabido crescer e alargar os horizontes de interesse".

A "energia e o ambiente" são os próximos grandes desafios para o DEQ, de acordo com a diretora do departamento. Luísa Durães revela que no próximo ano letivo, o DEQ vai "apostar em novas formações, em áreas como a biotecnologia e a economia circular". "Tivemos sempre ancorados a uma engenharia de banda larga que pudesse formar engenheiros polivalentes e, ultimamente, os mestrados vieram dar-nos uma maior oportunidade de diversificar um pouco mais a formação", garante.

Eis o que pode fazer:

Na cerimónia foi também inaugurada a “Linha do Tempo” do DEQ, que identifica os marcos mais decisivos do departamento, desde a sua fundação pelas mãos de Armando Tavares da Silva.

O DEQ "tem-se diferenciado muito pela forma como fazemos com que os nossos alunos consigam, autonomamente, criar oportunidades e resolver desafios", considera Luísa Durães. "Esta família que nós criámos é dinamizadora de interações muito interessantes e de despolotar a criatividade dos alunos", afirma ainda a diretora do DEQ.

As celebrações prosseguem a 14 de setembro, com um dia dedicado à investigação do DEQ e ao trabalho que a PRODEQ (Associação para o Desenvolvimento Da Engenharia Química) tem desenvolvido na promoção de parcerias com a indústria.

Por último, a 21 de setembro as atividades no âmbito do aniversário do DEQ vão ter como protagonistas os estudantes. O programa conta com uma receção aos novos estudantes e a entrega de medalhas aos alunos que concluíram o Mestrado Integrado em Engenharia Química nos últimos dois anos.

Mais informações em https://noticias.uc.pt/artigos/50-anos-de-engenharia-quimica-na-universidade-de-coimbra/