8.ª edição do Fórum de Gestão de Dados acontece na UC

Os Vice-Reitores da Universidade de Coimbra Cláudia Cavadas e Delfim Leão participam na sessão "Desafios para a GDI na Europa e em Portugal: desenvolvimentos EOSC, planos institucionais, serviços nacionais e política FCT" que tem lugar a 26 de novembro.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
25 novembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Decorre na Universidade de Coimbra (UC) a oitava edição do Fórum de Gestão de Dados de Investigação (GDI). O evento, que engloba a realização de quatro workshops, com 17 oradores, onze flashtalks, uma sessão de grupos de trabalho, uma sessão de dados abertos e uma mesa redonda, arrancou na manhã de 25 de novembro e prolonga-se até 26 de novembro. "Uma temática emergente e muito importante", reforça o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Durante a cerimónia inaugural do encontro o responsável garantiu que "o envolvimento da UC demonstra o interesse no assunto".

A gestão de dados "é uma área sensível que merece reflexão de todos nós na comunidade científica", sublinhou Amílcar Falcão. "Mais do que experiências, temos de colocar questões, discutir assuntos e percorrer caminhos. É um trabalho de todos", acrescentou o Reitor da UC.

O objetivo do Fórum, revela Pedro Príncipe, do Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, é ser "um espaço de encontro de gente que procura trabalhar a área da gestão de dados". Para o responsável, um dos principais focos "é a partilha de boas práticas" na área.

Com cerca de 220 participantes inscritos, presencialmente e online, o Fórum reúne gestores de repositórios digitais e data centres, técnicos de informação, bibliotecas, arquivos e curadoria de dados, especialistas de informática, investigadores, cientistas de dados, gestores de ciência de instituições de investigação e organismos de financiamento de ciência. "Trocar experiências e colocar questões, apresentando resultados que sirvam de apoio ao desenvolvimento da área" da gestão de dados é também o que se pretende, de acordo com Pedro Príncipe.

O programa completo encontra-se em https://forumgdi.rcaap.pt/8forum/programa/

Assista à sessão inaugural na íntegra aqui:

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer: