950 anos do tempo de D. Sesnando

10 setembro, 2014≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Até dezembro de 2014, Coimbra celebra os 950 anos de D. Sesnando. “Apesar de ter tido uma enorme relevância no seu tempo, a personagem de D. Sesnando é hoje bastante esquecida na história de Coimbra”. A Vice-reitora da Universidade de Coimbra (UC), Clara Almeida Santos, explica assim a necessidade da iniciativa “Celebrar 950 anos do tempo de D. Sesnando”. O antigo governador de Coimbra “representa capacidades de estabelecer diálogo entre várias culturas”, uma característica que a UC também defende, acrescenta a vice-reitora.

“Celebrar 950 anos do tempo de D. Sesnando” surgiu como uma aposta natural, uma organização conjunta da UC com a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego que começou em maio de 2014 e se prolonga até dezembro. “O programa apresenta eventos para todos os gostos e para todas as idades”.

o programa apresenta eventos para todos os gostos e para todas as idades

“Até ao final do ano podemos assistir a um espetáculo teatral – “O Alvazil de Coimbra” – que vai passar pelos oito municípios de Coimbra”, destaca Clara Almeida Santos. A exibição está dividida em dois atos e, “para ver os dois, teremos de ir a pelo menos a dois dos municípios” por onde passou o antigo governador, o que “é bastante interessante”. A responsável refere também a organização de dois congressos até ao final do ano. “Coimbra, cidade aberta: celebrar 950 anos do tempo de D. Sesnando” é um deles. Um congresso internacional, organizado pela Reitoria da UC, que pretende debater “a multiculturalidade no espaço universitário”, refletindo sobre o tempo e o território na época e a sua projeção para o futuro.

O Ciclo de Música Sacra Intercultural é também uma das apostas, na reta final da programação. Interpretado pelo ensemble Capella Sanctae Crucis através da interpretação de temas do espólio dos manuscritos musicais de Santa Cruz, com destaque para os vilancicos de negros. O especáculo vai realizar-se na Capela de S. Miguel da Universidad de Coimbra no dia 24 de outubro. A terminar, o programa inclui ainda o lançamento de um jogo de estratégia sobre a linha defensiva do Mondego. “Um programa muito aliciante, para todos”, sublinha Clara Almeida Santos.

O programa completo das comemorações pode ser visto aqui.

Nota Histórica: Sesnando Davides foi moçárabe da península ibérica e chegou a exercer funções na corte de Sevilha. O governo de Coimbra foi-lhe dado pelo rei Fernando I de Leão e Castela, por serviços prestados. Nos documentos D. Sesnando foi chamado de conde ou alvazil e detentor do título de 2º Senhor de Coimbra. Foi responsável pela construção (e reconstrução) de vários castelos da zona, nomeadamente Coimbra, Lousã, Montemor-o-Velho, Penacova e Penela. Governou até cerca de 1091 e o seu túmulo pode ser visitado nos claustros da Sé Velha de Coimbra.