"A Academia e a Cidade: o Paço das Escolas" promove a reflexão sobre o património classificado

A iniciativa tem lugar no próximo dia 1 de junho, às 11h00, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

25 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

No âmbito das Comemorações dos 10 anos de inscrição do bem Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista do Património Mundial da UNESCO, e concretamente no que toca ao património edificado, promovem-se três momentos de debate e apresentação, convocando a Academia e a Cidade: um primeiro sobre intervenções em curso, um segundo sobre aquelas que em breve se iniciarão — O Colégio das Artes — e, finalmente, um terceiro, incidindo sobre matéria ainda em fase de reflexão e discussão alargada, os Jardins e os edifícios da Associação Académica de Coimbra.

O primeiro dos eventos, a ter lugar no próximo dia 1 de junho, será dedicado ao Paço das Escolas, o núcleo mais antigo da Universidade e aquele que nas duas últimas décadas foi alvo de significativos investimentos, seja na produção do conhecimento científico que o descodifica e interpreta, seja ao nível da sua divulgação ou, de forma bem visível, no processo de recuperação, ainda em curso embora já em fase adiantada.

Desta forma, estarão reunidos os três Reitores da Universidade a quem se deve a candidatura, o seu sucesso e a gestão da primeira década como Património inscrito na Lista de Bens Património Mundial — Fernando Seabra Santos, João Gabriel Silva e Amílcar Falcão. Na sessão irão também intervir Sampaio da Nóvoa e António Filipe Pimentel.

A iniciativa vai decorrer na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos), pelas 11h00.