"A arte só vale a pena quando transforma a nossa vida" - Ragnar Kjartansson expõe no Anozero Solo Show

“Não sofra mais” é o título da exposição de Ragnar Kjartansson que, a partir de 14 de abril, pode ser vista no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
14 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

"Song" (2011), Ragnar Kjartansson

© UC l Karine Paniza

O que o MOMA, Thyssen, Guggenhein, MET, MOCAK e o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra têm em comum? Todos já receberam ou estão a receber, neste momento, exposições do artista islandês Ragnar Kjartansson.

“Todas as pessoas que passam junto ao rio Mondego, em Coimbra, já podem ver a obra que dá nome a exposição, na fachada externa da torre do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova – Não sofra mais”, revela Carlos Antunes, diretor do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. A partir de 14 de abril podem ser comtempladas um total de 15 obras, das quais 5 originais, que o artista criou especialmente para esta exibição.

“O que é interessante é que a Bienal [Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra], sempre se propôs ser um programa para a cidade”. E para estar sempre na cidade foi criado o projeto Anozero Solo Show, isto é, uma exposição de um artista de dimensão internacional que acontece entre Bienais.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

Para o também curador da exposição Carlos Antunes “a arte só vale a pena qua do transforma a nossa vida”. “O que faz sentido é a arte permitir-nos ir a um lugar qualquer e transformarmos de uma maneira qualquer que mais nada faz”, explica o responsável. “Ragnar Kjartansson tem essa capacidade extraordinária de criar uma relação muito forte com o espetador”.

Além da exposição, que pode ser visitada entre 14 de abril e 16 de julho, o Anozero, organizado pelo Círculo de Artes Plástica de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra e Universidade de Coimbra, propõe um programa educativo extenso, que inclui visitas mediadas à exposição e ao mosteiro. Todas as informações estão disponíveis em https://geral.anozero-bienaldecoimbra.pt/anozero-soloshow23/

Partilhe