“A assinatura como auto-retrato (séculos XV-XXI)” é tema de seminário integrado na 19.ª Semana Cultural da UC

O seminário vai contar com um workshop prático, em parceria com o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, onde se vão abordar casos reais de falsificações de assinaturas.

27 fevereiro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

“Quem somos?” é o tema da 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, e que melhor forma de responder a esta questão do que com o nosso nome?

É precisamente com esta ideia em mente que se vai realizar o seminário “A assinatura como auto-retrato (séculos XV-XXI)”, organizado pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura (Faculdade de Letras da UC).

De acordo com Maria José Azevedo Santos, co-coordenadora do seminário, “todos nós respondemos e dizemos aquilo que somos através do nosso nome”. Para a também docente da Faculdade de Letras, trata-se de um seminário inovador, sendo que essa “inovação vem da parceria que decidimos fazer com o Laboratório de Polícia Científica (LPC) da Polícia Judiciária”.

Nesse sentido, o seminário vai contar com a participação de uma perita em escrita manual do LPC que vai dar um workshop prático de análise pericial de assinaturas. A perita trará casos reais para análise, bem como uma investigação criminal que está em curso relacionada com um manuscrito de Eça de Queirós.

Maria José Azevedo Santos, a cargo de quem estará a parte inicial do seminário, não tem dúvidas de que se trata de um “um seminário singular” e transversal na sua temática.

O seminário vai realizar-se no Arquivo da Universidade de Coimbra (Sala D. João III), a 9 de março, a partir das 9h30 e estende-se até ao final do dia.

As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia do seminário, 9 de março. Os inscritos vão ter direito a certificado de participação.

Mais informações contactar chsc@ci.uc.pt .

Cartaz Seminario

(clique na imagem para aumentar)