A ciência que estuda a ciência: está lançado o projeto ERA Chair "EXCELScIOR"

Financiado com cerca de 2,5 milhões de euros no âmbito das ERA Chair Actions, o projeto "EXCELScIOR" foi apresentado a 26 de abril no Colégio da Trindade. O objetivo é potenciar a investigação na Universidade de Coimbra no domínio das ciências biomédicas, através da metaciência.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
26 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

“EXCELScIOR significa ciência de excelência (excelence science)”, explica o “ERA Chair Holder do projeto, John Ioannidis. “Queremos estudar a ciência, como a ciência funciona, e como podemos melhorar as práticas de investigação para termos uma investigação mais fiável, mais acessível, e mais eficiente”, detalha o também professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América, resumindo o conceito de metaciência.

“É um projeto ambicioso”, considera John Ioannidis, “há imensas oportunidades e novidades em termos de tecnologia, na forma como comunicamos ciência e divulgamos investigação, como publicamos, como fazemos diariamente o nosso trabalho científico”. O “EXCELScIOR começa por estudar a investigação realizada na Universidade de Coimbra (UC) mas a finalidade é “fazer a diferença tanto a nível nacional como internacional.”

No projeto estão envolvidos um total de seis investigadores que, em primeiro lugar, vão analisar os dados fornecidos pelo Laboratório Associado CIBB Center for Innovative Biomedicine and Biotechnology e compará-los com os dados de outras instituições portuguesas.

Eis o que pode fazer:

“É a ciência da ciência” resume o coordenador do “EXCELScIOR”, Paulo Oliveira. Através da metaciência, “queremos perceber de que forma é que a ciência que é feita tem qualidade e impacto no mundo real”, acrescenta o também vice-presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC).

Numa segunda fase, pretende-se aplicar o projeto noutras áreas de investigação da UC, “como economia, sociologia” e criar uma "guideline” orientadora de todo o género de investigações. “Um dos objetivos destas ERA CHAIRS é que se concretize uma mudança de paradigma”, conta Paulo Oliveira. “Nós querermos fazer algo que seja uma nova forma de olhar para a ciência, avaliar a ciência e de aplicar a ciência que fazemos”, aperfeiçoando os processos científicos e assim “melhorar a ciência portuguesa.”

O projeto tem a duração de cinco anos e é financiado no âmbito das ERA Chair Actions, mecanismo da Comissão Europeia que apoia universidades e centros de investigação para que possam atrair e manter recursos humanos qualificados e, em simultâneo, potenciar a investigação de excelência.