A "emoção" da Serenata Monumental 2023 encheu o Paço das Escolas

Cerca de seis mil estudantes estiveram no Paço das Escolas a ouvir os grupos Inquietação – Grupo de Canção de Coimbra e Grupo de Fado d’Anto, da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, para a Serenata Monumental.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
19 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

“Capas traçadas ao vento,

Amigos e um momento

Que nunca esquecerei!

Promessas que levo de um tempo

No adeus um sentimento

Que sempre guardarei!”

As palavras do refrão da Balada de Despedida de 2022/23 (letra e música do Grupo de Fado d'Anto, da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra) ecoaram no Paço das Escolas. As vozes de cerca de seis mil estudantes juntaram-se para o tradicional F-R-A, a que alguns chamaram de "momento único".

Entre finalistas, estudantes do primeiro ano ou familiares, foram muitos os que não quiseram perder a Serenata Monumental da Queima das Fitas 2023, que decorreu entre 18 e 19 de maio.

Eis o que pode fazer:

De acordo com o coordenador geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas, Carlos Missel, reunir a academia para a Serenata Monumental no Paço das Escolas tem um "simbolismo enorme". O responsável acredita que, para além de ser "um momento marcante para a Queima das Fitas" e para os estudantes, acresce ser "o pontapé de saída" da festa.

"Chegar e poder ter esta experiência aqui, no Paço, é incrível", conta a estudante do primeiro ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, Carolina Dreux. Uma ideia partilhada por Ana Rita Contente. A estudante finalista de Direito acredita que "tem um significado muito especial" ouvir a Serenata na Paço que apelida de "casa". E, "como é a última, tem um sentimento acrescido. É muita emoção".

Para além do Paço, foram muitos os estudantes que se juntaram na Rua Larga para assistir através de um ecrã gigante à Serenata Monumental, dando início à Queima das Fitas 2023.

Mais informação sobre a Queima das Fitas 2023, aqui.

Alinhamento da Serenata Monumental

Inquietação – Grupo de Canção de Coimbra
• Pequeno Nada – Henrique Fraga e Marco Matos;
• Não Olhes para os Meus Olhos – letra: Popular / Fernando Rolim |
música: Serrano Baptista;
• O Meu Fado – letra: António Botto | música: Armando Goes;
• Rapsódia N.o 2 – Arr: Artur Paredes;
• Inquietação – letra: Edmundo de Bettencourt | música: Alexandre
Rezende;
• Ao Fundo do Túnel – Henrique Fraga e Marco Matos.

Grupo de Fado d’Anto
• Aguarela Portuguesa - António Portugal
• O Sol anda lá no Céu - letra: Popular | música: Carlos Figueiredo
• Fado das Pombas - letra: Alfredo Pimenta/Fernando Pessoa | música:
Francisco Menano
• Que me Espera o Tempo - letra: José Sendim Miranda | música: Grupo