A empregabilidade esteve em destaque em conferência na Universidade de Coimbra

01 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

A empregabilidade e a sua relação com o ensino superior foi o tema da conferência “Promoção da Empregabilidade dos Diplomados do Ensino Superior – Apresentação e discussão de propostas de recomendações para políticas públicas”, que decorreu hoje, dia 1 de julho, na Universidade de Coimbra.

O dia foi dividido em várias sessões que contaram com comentadores vindos de instituições de ensino superior nacionais, que se reuniram para debater questões relacionadas com a empregabilidade e saídas profissionais.

Durante a sessão, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, afirmou que “para ser possível uma ligação cada vez mais forte entre as academias e a sociedade, o campo da gestão das saídas profissionais tem de necessariamente ser uma clara aposta do ensino superior deste século”. O responsável não tem dúvidas de que “o conceito de emprego para a vida terminou e a juventude quer exercer empregos de que gosta e acredita”. “O sucesso da nossa comunidade estudantil representa o próprio êxito das instituições de ensino”, referiu ainda o Reitor.

O evento contou com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que considera o papel das instituições de Ensino Superior particularmente crítico para o futuro do país. “Não há uma sociedade rica sem melhor empregabilidade e a melhor empregabilidade só se faz com mais qualificações”, afirmou Manuel Heitor.

Para Cristina Albuquerque, Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Serviços de Ação Social, o balanço da sessão é bastante positivo. “O mais importante que ficou de tudo o que foi discutido foi a compreensão da responsabilidade que as universidades têm de criar condições para que os estudantes possam cada vez mais estar capacitados para se adaptarem a uma sociedade em mutação.”,  referiu a vice-reitora.

A conferência foi organizada pelo Consórcio Maior Empregabilidade.

Conferência “Promoção da Empregabilidade dos Diplomados do Ensino Superior”

Milene Santos e F. Fernandes