A Globo chega à UC com um novo jeito de contar uma história

26 novembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Com lotação esgotada, o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) recebe mais uma edição dos seminários da Rede Globo. A 27 de novembro, o tema é “Reportagens especiais: um novo jeito de contar uma história” e conta com a participação da Globo News, um canal da Rede Globo “que tem uma forma diferente e especial de contar histórias, de fazer reportagens e de noticiar a realidade”, conta Ana Teresa Peixinho, docente de Jornalismo na Faculdade de Letras da UC (FLUC) e parte da organização do evento. “E é isso que eles nos vêm mostrar: como e que na Globo News selecionam, constroem e produzem as histórias”, afirma.

A Globo Universidade é “uma extensão da Rede Globo que faz a ponte com a formação de estudantes da área da comunicação e jornalismo e tem como missão promover seminários e workshops nas universidades de várias partes do mundo”, explica Ana Teresa Peixinho. O objetivo, afirma a docente, é “mostrar e divulgar formas de fazer jornalismo televisivo”.

O objetivo é mostrar e divulgar formas de fazer jornalismo televisivo

Para os estudantes, tanto de jornalismo como de comunicação, “é uma oportunidade”. De acordo com Ana Teresa Peixinho, os alunos podem, por um lado, contactar “com profissionais muito experientes na área e, por outro, com uma realidade diferente de construir os produtos do jornalismo televisivo”.

A parceria com a UC não é de agora e tem sido “uma parceria de sucesso”. “São seminários geralmente muito concorridos, muito apelativos e que têm muito interesse para os nossos estudantes”, refere a docente da FLUC. Mas não são só estudantes da UC que procuram os seminários da Globo. “Atrai também estudantes de outras instituições de Ensino Superior da cidade, nomeadamente onde há cursos de comunicação social, como é o caso da Escola Superior de Educação”, conta Ana Teresa Peixinho. “Esta parceria é muito importante, quer para a Secção de Comunicação da FLUC, quer para a própria UC”, acrescenta a organizadora do evento. “Uma empresa como é a Rede Globo” oferece ainda a possibilidade de “desenvolvimento de outro tipo de atividades como é o caso da formação dos próprios docentes, o que é bastante importante e bastante útil”, conclui a docente.

Mais informações aqui.