A “loja do cidadão para o idoso”

13 outubro, 2014≈ 3 mins de leitura

© Ryan Mason

O envelhecimento é cada vez mais uma preocupação europeia e mundial. O Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento da Universidade de Coimbra (IME/UC) pode ser uma realidade nos próximos seis anos.

“A Faculdade de Medicina (FMUC) tem sido o grande motor desta área”, conta Amílcar Falcão, para explicar a forte ligação entre o IME e a FMUC. Dentro da área, o vice-reitor da UC adianta que, no momento, há “um grande conjunto de ferramentas e candidaturas a diferentes projetos europeus que lhe dão uma dimensão completamente distinta”. Em Coimbra, têm sido desenvolvidas várias iniciativas de e para o envelhecimento. “Somos reference site para o envelhecimento, temos parcerias, temos um grande movimento conhecido que é o Ageing@Coimbra”, enumera Amílcar Falcão. “Tudo isto tem uma lógica própria e esta lógica leva-nos a pensar que temos condições para criar um instituto que se vai dedicar realmente ao estudo do envelhecimento com qualidade de vida”, acrescenta.

O futuro IME/UC vai ser uma entidade multidisciplinar. O objetivo é “a criação de um espaço próprio para este tipo de trabalho, que coincide com o que já vinha sendo feito pelo Ageing@Coimbra”, refere ainda o vice-reitor da UC. “Pretendemos criar uma loja do cidadão para o idoso”.

De momento, o responsável revela que as coisas estão a ser preparadas para que “a estrutura se desenvolva no período do horizonte 20-20”. “Se o trabalho for bem feito, nessa altura teremos uma estrutura consolidada com pernas para andar e com projetos autónomos”, explica Amílcar Falcão. Para o vice-reitor, a criação do IME/UC é “uma ideia disruptiva e vanguardista na medida em que se trata de um assunto da maior importância para a sociedade atual”.

[sublimevideo settings=”youtube-id:H2d0G0a1JLM” width=”600″ height=”338″]