A Nossa UC - um ano a mostrar os serviços, faculdades e pessoas da UC

A Nossa UC é um projeto que quer contar “as histórias dos Serviços, das Faculdades e das Pessoas que, diariamente, fazem a Universidade de Coimbra” (UC). Com um ano de trabalho, as rubricas têm sido uma ponte para a comunidade UC.

MC
Marta Costa
22 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC

“Não é só um projeto interessante, é um espaço que permite dar a conhecer as atividades, feitos e personalidades que temos, numa UC tão vasta e tão «rica»”, acredita a diretora adjunta do Estádio Universitário, Filipa Godinho.

A Nossa UC é uma página de comunicação interna, desenvolvida pela Divisão de Comunicação da Universidade de Coimbra (UC), que apresenta várias rubricas. Todas as semanas podemos conhecer as pessoas, os serviços e as faculdades que integram a Comunidade UC. A assinalar um ano de existência, muitos têm sido os que já partilharam as suas histórias e os seus trabalhos e abriram as portas do seu dia-a-dia.

"São as histórias contadas pela Nossa UC que moldam e costuram a nossa comunidade. Aqui todos e todas temos voz e lugar", garante a subdiretora da Faculdade de Letras da UC, Ana Teresa Peixinho.

Como se desenha uma investigação: os projetos de investigação de estudantes

O chefe da Divisão de Projetos e Atividades da UC, Alexandre Leal, refere que “A Nossa UC permite que toda a comunidade universitária, bem como a sociedade em geral, conheçam o trabalho realizado nas imensas e diversas áreas existentes na UC”. A DPA foi uma dessas áreas, que se deu a conhecer na rubrica que dá nome ao projeto de Comunicação Interna da UC. “É uma excelente forma de reconhecer as pessoas, e todo o seu trabalho, pois são as pessoas que fazem acontecer todos os dias”, afirma Alexandre Leal.

Mónica Lopes, investigadora do Centro de Estudos Sociais, foi uma das entrevistadas para a rubrica Caminhos da UC. Considera a "página A Nossa UC inovadora e uma prática que consubstancia de forma exemplar ao princípio da aproximação da ciência e da universidade à comunidade". De acordo com Mónica Lopes, "é inovadora, porque dá voz e visibilidade à diversidade de iniciativas e pessoas que constituem e sustentam a universidade, em geral pouco presentes nos meios de comunicação académicos". Segue "com maior entusiasmo" as rubricas que contam "as histórias das pessoas da UC" e as "iniciativas da comunidade", revela.

Cristina Rufino, técnica superior no Museu da Ciência da UC, garante que ficou "muito sensibilizada" ao ser convidada a participar na rubrica. Conta que, "o mais difícil foi enfrentar o medo da câmara" mas "foi um desafio superado". De acordo com Cristina Rufino, A Nossa UC "mostra a essência das instituições, as pessoas". Ao mesmo tempo, acredita que é um apoio "extremamente importante na divulgação de projetos e iniciativas da comunidade, aproximando-nos uns dos outros".

Caminhos na UC - o espaço das histórias das pessoas da UC

De acordo com Filipa Godinho, não é apenas ficar a conhecer as “singularidades, curiosidades e informações importantes que na azáfama do dia-a-dia, muitas vezes passam despercebidas”, mas também a satisfação “por ver divulgado o trabalho e a competência de pessoas da nossa comunidade que admiro”.

"Páginas como A nossa UC fazem todo o sentido: humanizam-nos", afirma Mauro Pinto. Estudante de doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra partilhou um pouco do seu trabalho na rubrica Como se Desenha uma Investigação. Considera que A Nossa UC oferece "uma oportunidade de divulgar uma parte muito humana de todos os que partilham os espaços da UC".

"Ao publicar na A Nossa UC, tenho a oportunidade de mostrar uma parte de todo o trabalho que é super essencial mas que, muitas vezes, acaba por não aparecer na publicação científica formal", explica Mauro Pinto. "É uma ótima oportunidade também para que a comunidade perceba melhor o que se vai passando dentro dos laboratórios e quem sabe, empresas, potenciais interessados em colaborar", acrescenta.

Conhecer e dar a conhecer as pessoas que trabalham e os temas “que são relevantes, porque é importante que os trabalhos não sejam confinados”, defende também Julião Sousa Soares. O investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da UC foi um dos entrevistados da rubrica Caminhos na UC e, ao conhecer o projeto acredita que pode ser “uma forma de articulação” entre a Comunidade UC. “Se eu agora for ver as [outras] entrevistas, posso encontrar alguém que trabalha próximo da área em que eu estou a trabalhar e pode-se gerar alguma relação”, refere Julião Sousa Soares.

A nossa UC: os projetos e as iniciativas da comunidade

Da Divisão de Relações Internacionais ao Centro de Línguas, A Nossa UC: os projetos e as iniciativas da comunidade assume-se como uma porta para os vários serviços e faculdades. Não apenas para descobrir o que cada serviço faz mas também quem neles trabalha.

Percorrendo todas as faculdades, a rubrica Como se desenha uma investigação dá a conhecer não apenas os objetos de estudo mas também os desafios de construir um projeto de investigação. Os e as estudantes da UC deixam ainda "alguns conselhos para a concretização de um projeto de mestrado ou de doutoramento".

Corpo técnico, estudantes, docentes. A proposta da rubrica Caminhos na UC é uma conversa com diferentes pessoas, dando a conhecer o percurso de cada um e focando temas relacionados com as suas áreas de interesse e de atuação.