A Secção de Fado da AAC apresenta "Da Alta à Baixa: um percurso pela música de Coimbra"

Evento tem lugar a 3 de outubro no Convento de São Francisco pelas 18 horas.

Marta Costa
29 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© SF/AAC

Das fogueiras de S. João às serenatas futricas e estudantis passando pelos saraus académicos ou pela chamada "geração d'oiro do Fado de Coimbra", o desafio da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) foi de "explorar a vertente mais histórica da música de Coimbra", conta o presidente da SF/AAC, Pedro Andrade. Um desejo que se materializou no espetáculo "Da Alta à Baixa: um percurso pela música de Coimbra", a ter lugar a 3 de outubro, no Convento de São Francisco.

O evento era "um desejo antigo" dos estudantes e que agora se realiza, integrado no programa do festival Correntes de Um Só Rio. Com início marcado para as 18 horas, o espetáculo é composto por duas partes: "a primeira vai ter uma componente mais teatral em que um apresentador vai ser como um guia por Coimbra dos finais do século XIX", dando a conhecer "a música que se ouvia nas ruas" na altura, revela Pedro Andrade.

Já a segunda parte, que conta com atuações dos vários grupos da SF/AAC [o Grupo de Fados e Guitarradas, a Orquestra Típica e Rancho, a Orxestra Pitagórica, o Grupo de Cordas, a Estudantina Universitária de Coimbra e a Estudantina Feminina de Coimbra] pretende fazer uma viagem para os dias de hoje, mostrando como "a SF/AAC, à sua maneira, tenta manter viva a música e as tradições", acrescenta.

"Dinamizado por toda a Secção, é algo ambicioso", principalmente pela faceta teatral que apresenta, "pouco comum em espetáculos da SF/AAC", adianta o presidente da Secção Cultural da AAC. "Mas no palco que é e no contexto que é - incluído na programação do festival Correntes de Um Só Rio - quisemos estar integrados num projeto que faz todo o sentido na cidade", refere Pedro Andrade.

Mais informações aqui.