“A Universidade de Coimbra e a Independência do Brasil” na Biblioteca Geral da UC

Sala de São Pedro acolhe exposição comemorativa dos 200 anos da Independência do Brasil.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
07 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) acolhe, até ao final do mês, a exposição “A Universidade de Coimbra e a Independência do Brasil”. A iniciativa insere-se nas comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Um desafio lançado pelo historiador brasileiro José Murilo de Carvalho com a ideia de mostrar de que forma é que a UC contribuiu para a Independência do Brasil e para a criação da estrutura governativa do país.

Nas palavras do diretor da BGUC, João Gouveia Monteiro, "esta exposição é o resultado de muitos que se juntaram e tornaram o Atlântico pequeno para que isto fosse possível".

Foram reunidos dezenas de registos documentais e bibliográficos numa mostra que promete vir a ser “uma surpresa para muitos brasileiros", conta o diretor adjunto da Biblioteca Geral da UC, Maria do Amaral. O responsável dá como exemplo um documento de agradecimento, datado de 1926, "por parte da Universidade de São Paulo, em relação ao contributo de Coimbra na criação do seu curso de Direito”. Menciona ainda José Bonifácio “o chamado patriarca da Independência, que foi professor em Coimbra”. "Há tantas pessoas que conhecem e que passaram por Coimbra", sublinha Maia do Amaral.

Eis o que pode fazer:

Entre o vasto acervo, encontra-se a matrícula do primeiro aluno brasileiro inscrito na UC, Manuel de Paiva Cabral, que frequentou a Universidade de Coimbra entre 1574 e 1586.

Na mostra está também exposta a primeira edição do poema “Caramuru”, de Frei Santa Rita Durão, escrito em Coimbra. “É uma peça fundamental da literatura nativista brasileira”, explica o diretor adjunto da BGUC. Este género literário emergiu em Coimbra “baseado na saudade e depois evoluiu para uma consciência política”, refere Maia do Amaral.

Na cerimónia de inauguração, o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, considera que a iniciativa "honra o nosso passado e consolida o nosso presente".

Após ter sido exibida uma exposição alusiva ao mesmo tema no Recife, “A Universidade de Coimbra e a Independência do Brasil” foi inaugurada em Coimbra, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Ricardo Accioly Campos.

Organizada pela Biblioteca Geral e pelo Arquivo da UC, a exposição pode ser visitada até dia 30 de setembro, sendo necessária marcação prévia para visitas de grupo.

Eis o que pode fazer: