AAC cria Conselho Académico Internacional

A nova estrutura da Associação Académica de Coimbra pretende ser “uma plataforma de entendimento e cooperação política conjunta”.

Marta Costa
28 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

Os estudantes formalizaram o Conselho Académico Internacional com a assinatura de um protocolo junto à Sala de Estudo da AAC.

© DR | AAC

A Associação Académica de Coimbra (AAC) acaba de criar o Conselho Académico Internacional, juntamente com a Associação de Estudantes Angolanos em Coimbra, pela Associação de Pesquisadores e de Estudantes Brasileiros em Coimbra, pelos Académicos Timorenses de Coimbra e pela Associação de Estudantes Cabo-Verdianos em Coimbra.

“Parece-nos uma plataforma verdadeiramente fundamental”, afirma o presidente da Direção-geral da AAC, João Assunção. “Porque junta na casa todas as associações de comunidades internacionais da Academia de Coimbra, possibilita que a AAC ouse ampliar a sua atividade, a sua agenda política e de intervenção cívica, cultural e desportiva, e ouse ter a seu lado dirigentes estudantis que serão capazes de aumentar a quantidade e qualidade de intervenção”, acrescentou o estudante.

O Conselho Académico Internacional vai "juntar na mesma mesa todas as estruturas representativas de estudantes da Academia para desenvolver projetos e eventos conjuntos"

Com o objetivo de “juntar na mesma mesa todas as estruturas representativas de estudantes da Academia para desenvolver projetos e eventos conjuntos, seja de cariz cultural, lúdico, desportivo ou de integração”, o recém-formado Conselho Académico Internacional quer ser também, de acordo com João Assunção, “uma plataforma de entendimento e cooperação política conjunta”.

Já está previsto o primeiro evento do Conselho Académico Internacional. O presidente da AAC revelou que a 16 de outubro tem lugar um Arraial Internacional onde “os estudantes destas comunidades internacionais vão poder demonstrar a sua gastronomia, atividade cultural e artística e realçar esta ligação que estamos aqui a promover”. O arraial vai acontecer nos Jardins da AAC que, de acordo com João Assunção, se vão tornar o “palco da multiculturalidade da academia coimbrã”.