Académica Start UC distingue Embaixadores do Ano após edição com recorde de participantes

A 5.ª edição do Académica Start UC bateu recordes, envolvendo cerca de 23000 participantes.

20 outubro, 2021≈ 4 mins de leitura

Maria João Coelho (estudante de Gestão), Rodrigo Mendes (estudante de Engenharia Mecânica) e Kiana Sanajou (estudante do Programa Doutoral em Sistemas de Transporte) foram distinguidos como os Embaixadores do Ano da 5.ª edição do Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo, um projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes da Universidade de Coimbra (UC) para a inovação e empreendedorismo, criado pela UC e pela Associação Académica de Coimbra (AAC), com o apoio do Santander Universidades. Os três estudantes foram premiados ontem (terça-feira, 19) no jantar de gala que concluiu uma edição do Académica Start UC com número recorde de participantes.

Mesmo num cenário de pandemia, a 5.ª edição do Académica Start UC bateu recordes, envolvendo cerca de 23000 participantes nas 38 iniciativas realizadas, que contaram com 65 parceiros complementares. “Este projeto “tem sido uma escola de líderes e de liderança”, juntando “estudantes com dimensão humana, inteligência, força de vontade e uma garra enorme”, sublinhou, na gala final, o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Além do Reitor da UC, o evento contou com a presença do keynote speaker Christian Rôças (CEO do Porta dos Fundos), do Vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo Luís Simões da Silva; do Presidente da Direção-Geral da AAC, João Assunção, do vereador Miguel Fonseca (em representação da Câmara Municipal de Coimbra) e de Lourdes Carvalho Simões e Pedro Carvalho (em representação do Santander Universidades):

“A caminho da sua sexta edição, a Académica Start UC é um projeto com um valor inquestionável não só para os embaixadores que nele participam, mas também para toda a comunidade UC que beneficia das suas iniciativas”, referiu, na cerimónia, o Vice-Reitor Luís Simões da Silva, acrescentando que o objetivo é que os ensinamentos adquiridos “se estendam também para além dos portões da UC”.

Nesta edição, maioritariamente composta por eventos online (devido à pandemia de Covid-19), o número de participantes no Académica Start UC superou o total das quatro edições anteriores. Desde o seu início, no ano letivo 2016-2017, o projeto conta já com 140 embaixadores envolvidos, 42.448 participantes, 494 parceiros complementares e 191 iniciativas realizadas.

Para o presidente da Associação Académica de Coimbra, estes embaixadores estão de parabéns “porque tiveram um dos momentos mais conturbados para fazerem parte deste projeto, mas conseguiram destacar-se no panorama da academia”.

Este é um “projeto ímpar no ensino universitário nacional”, sublinhou, por sua vez, a A Gestora de Convénios Universitários do Santander, Lourdes Carvalho Simões, felicitando a iniciativa por “dotar os estudantes de competências muito para além das que são aprendidas na sala de aula”.

Criado pela Universidade de Coimbra e pela AAC com o apoio do Santander, este projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes da UC para a inovação e empreendedorismo conta anualmente com 31 estudantes de diferentes áreas de saber responsáveis por promover uma política de proximidade junto dos seus pares através da realização de iniciativas locais para a inovação e empreendedorismo.

Os estudantes distinguidos como Embaixadores do ano recebem como prémio uma formação internacional, na área da Inovação e Empreendedorismo.