Académica Start UC promove a iniciativa Grow your Focus

11 maio, 2020≈ 3 mins de leitura

No âmbito do programa Académica Start UC (ASUC) vai se realizar nos próximos dias 12, 14 e 15 de maio, a iniciativa Grow your Focus. A equipa organizadora, composta pelos embaixadores doutorandos da ASUC e pelo Núcleo de Estudantes de Doutoramento da Universidade de Coimbra (NEDUC), apresenta um conjunto de sessões interativas, em formato virtual (via Zoom), que pretendem estimular a comunidade universitária a desenvolver práticas saudáveis que potenciem a concentração e a produtividade.

O Grow your Focus vai começar no dia 12 de maio, às 18h, com uma sessão dinamizada pelo grupo Sky Campus Happiness@UCoimbra, coordenado por Verónica Quitalo, docente da UC e responsável do SKY Portugal. Nesta sessão, a comunidade universitária será convidada a conhecer um conjunto de técnicas de respiração da meditação SKY, praticadas em vários campus universitários internacionais, com o objetivo de aumentar o foco e o bem-estar mental.

No dia 14 de maio, às 18h, decorre a segunda sessão interativa – “Care” – dinamizada por Ana Carvalhal Melo, Ana Sofia Caetano e Maria João Martins, pertencentes à equipa dos Serviços de Saúde e Gestão da Segurança da Universidade de Coimbra. Esta sessão abordará estratégias práticas de higiene do sono, gestão de tempo, da incerteza e da autocrítica, como formas de manter o foco em contexto de estudo, investigação e trabalho remoto.

O Grow your Focus termina com a sessão “Eat”, no dia 15 de maio, às 18h, com o docente da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e na Escola Superior de Educação de Coimbra, Luís Lavrador a apresentar conselhos para uma alimentação que potenciem a concentração. Trará também técnicas de cozinha acessíveis a qualquer um, mesmo com ingredientes limitados, e que minimizem o desperdício alimentar.

A participação nestas sessões, realizadas via Zoom, requer inscrição prévia até ao dia anterior da sessão através deste link. Esta atividade está aberta a toda a comunidade universitária.

O Grow your Focus foi idealizado pela equipa de doutorandos da UC: Calil Makhoul (FCTUC), Diogo Correia (FCTUC), Helena Grangeia (FFUC/Bluepharma), Luís Coimbra (FCTUC), Pedro Silva (FLUC) e Sara Oliveira (FCTUC) com o apoio da Universidade de Coimbra, da Associação Académica de Coimbra e do Santander Universidades.

Pode saber mais detalhes sobre a iniciativa aqui e aqui.

Académica Start UC