Agência Espacial Europeia lança incubadora de empresas em Portugal

30 outubro, 2014≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Instituto Pedro Nunes de Coimbra vai gerir e implementar em território nacional o centro de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia (ESA). O objetivo é apoiar empresas que apliquem tecnologia do Espaço na Terra em setores como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana.

Sabia que um software usado para processar imagens tiradas por satélites está agora a ajudar os médicos a estabelecer um método simples para estudar a doença de Alzheimer? E sabia que, também a partir de tecnologia desenvolvida para o Espaço, a portuguesa CRITICAL Software concluiu com sucesso uma técnica de transferência de tecnologia espacial para o setor automóvel, que tem como objetivo aumentar a confiabilidade, acessibilidade e segurança dos carros do futuro?

A partir do próximo dia 5 de novembro, passa a existir em Portugal o Business Incubation Center da Agência Espacial Europeia  (ESA BIC Portugal), que visa promover a criação de startups no domínio da transferência de tecnologia espacial para outros setores, como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana.

Este programa tem características únicas

Nos próximos cinco anos, com um investimento de cerca de oito milhões de euros, o ESA BIC Portugal prevê apoiar até 30 empresas e criar 120 novos postos de trabalho. Este programa é gerido por um consórcio liderado pelo Instituto Pedro Nunes e que envolve o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a agência DNA Cascais.

Carlos Cerqueira, diretor do Departamento de Inovação do Instituto Pedro Nunes considera que “este programa tem características únicas, dado promover o surgimento de startups baseadas em tecnologias state-of-the-art já testadas em aplicações espaciais, que dotam estas empresas do potencial para criar inovações disruptivas e talhadas para mercados globais”.

O lançamento do ESA BIC Portugal e da Plataforma Embaixadora do Programa de Telecomunicações da ESA (o programa ARTES) realiza-se no âmbito do 5ª Fórum Português do Espaço, no dia 5 de novembro, quarta-feira, a partir das 09h30, no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa.

É um evento organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em conjunto com o Instituto Pedro Nunes, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e a Agência Espacial Europeia. O programa pode ser consultado aqui.