Aikido e Impressão Botânica levam crianças ao Jardim Botânico da UC

As atividades, incluídas na 24.ª Semana Cultural da UC, foram propostas pela Associação TenChi Coimbra e reuniram mais de uma dezena de crianças.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
14 março, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O que o Aikido tem a ver com a Semana Cultural da Universidade de Coimbra? Tudo! responde Carmen Cavalcanti, responsável pela classe das crianças na Associação TenChi Coimbra. “A prática do Aikido tem tudo a ver com a natureza. As artes marciais e do movimento, sempre foram inspiradas na natureza”, explica Carmen Cavalcanti.

“Eu sempre fiz atividades no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), e quando vi que o tema da Semana Cultural [da UC] era o tempo, achei que tinha tudo a ver”, acrescenta.

As atividades voltadas para o público infantil foram inspiradas na própria filosofia do Aikido, onde o tempo de amadurecer se traduz “na procura do AI– harmonia, KI – energia e DO – caminho. É o caminho da energia harmoniosa, por isso, vamos buscá-lo à natureza”, explica Carmen Cavalcanti.

Eis o que pode fazer:

A impressão botânica foi outra atividade promovida pela Associação TenChi Coimbra. Os participantes utilizaram o “chá da casca do eucalipto” em vez de tintas para realizar a impressão. A vegetação foi recolhida no JBUC, transformando as obras, criadas pelas crianças, nas cores “do Jardim Botânico nesta época do ano”, afirma a professora.

Exposição de Impressão Botânica e aula aberta de Aikido

EVENTO CONVERGENTE – ATIVIDADE PARA CRIANÇAS

A palavra Aikido significa o caminho (Do) da energia (Ki) harmoniosa (Ai). Quer através dos movimentos de Aikido (corpo), quer através da impressão botânica (estamparia), as crianças podem vivenciar e representar a harmonia no tempo da Mãe Natureza.

Conheça a programação completa da 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/semanacultural