Almoço de Natal promove união e solidariedade na UC
Cerca de 550 pessoas participaram no Almoço de Natal da Universidade de Coimbra, uma iniciativa da Casa do Pessoal, em colaboração com a Reitoria.
Em tons de vermelho e verde, o Estádio Universitário da Universidade de Coimbra (UC) recebeu, mais uma vez, o Almoço de Natal da UC, iniciativa da Casa do Pessoal, com o apoio da Reitoria. De gorros, camisolas natalícias ou munidos de pequenos adereços comuns à quadra festiva, os trabalhadores da UC celebraram a magia do Natal num almoço recheado de momentos de partilha e de diversão.
"Venho para fomentar o espírito de equipa e para conhecer outras pessoas da Universidade que não costumamos ver", conta Diogo Machado, a participar pela segunda vez. "Acabamos sempre por nos divertir, por dançar, num contexto fora do trabalho", acrescenta. Isabel Nunes Correia começou a trabalhar na UC em fevereiro deste ano e não pensou duas vezes quando recebeu o convite para o Almoço de Natal: “é uma nova experiência, este espírito de grupo é muito importante”.
Também a Escola Superior de Enfermagem não faltou à chamada. É importante “começarmos a integrar-nos com toda a comunidade, é nestes momentos que nós conseguimos dar-nos a conhecer de uma forma menos formal”, conta João Oliveira. Este almoço é, para Andrea Cravo, “um momento de partilha” e uma oportunidade “para falar com alguns colegas”.
Este ano contam-se cerca de 550 participantes, número que “superou as expectativas”, revela a presidente da direção da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra, Helena Matos. “É sinal de que as pessoas querem estar umas com as outras, que reconhecem este evento como importante, e é Natal, nada melhor do que estarmos uns com os outros.”
O almoço foi acompanhado de várias atividades de teambuilding “para que as pessoas se possam conhecer melhor”, salienta Helena Matos. E porque “o riso é das melhores coisas que podemos ter na vida”, a diversão esteve sempre presente, num momento para os colaboradores da UC se “despirem daquilo que é o nosso dia-a-dia tão sério e libertar aquela criança que temos dentro de nós”.
Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.
Eis o que pode fazer:
A quadra natalícia apela também à solidariedade e, por isso, repetiu-se o “Amigo Secreto”. A iniciativa, promovida pelo Student Hub, com o apoio da Casa do Pessoal, quer proporcionar um momento de alegria às crianças e jovens que enfrentam o cancro pediátrico, doenças incapacitantes ou “que se encontram numa situação de vulnerabilidade”, explica a coordenadora do Student Hub, Ana Rita Querido.
As crianças são previamente identificadas pelas associações Acreditar e Calioásis e a grande maioria “já fez o seu pedido ao Pai Natal”, o que facilita a compra do presente. No entanto, Ana Rita Querido assegura que “há margem de erro” para garantir prenda a crianças que venham a dar entrada no hospital ou noutras instituições. Este ano, o “Amigo Secreto” juntou 112 presentes que serão entregues na próxima semana.
O Almoço de Natal da UC decorreu esta quarta-feira, 17 de dezembro.