Aluna da FPCEUC recebe Prémio Ideia Puzzle 2014

28 outubro, 2014≈ 3 mins de leitura

© DR

O Prémio Ideia Puzzle 2014 foi entregue a Cláudia Melo, aluna de doutoramento da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). A aluna, orientada por Maria Cristina Canavarro e Teresa Almeida Santos no Programa de Doutoramento em Psicologia, venceu com o desenho de investigação “A preservação da fertilidade em mulheres com doença oncológica”.

Para Claúdia Melo, “o software Idea Puzzle permitiu refletir sobre inúmeras questões filosóficas e conceptuais que ainda não tinham sido aprofundadas, mesmo na fase de implementação do projeto de investigação, e que deste modo puderam ser repensadas”.

A Ideia Puzzle, em parceria com o Santander Totta, oferece um prémio no valor de 1000 euros ao melhor desenho de investigação de doutoramento criado com o software Ideia Puzzle. Trata-se de um ebook online que ajuda a criar um desenho de investigação através de 21 decisões, com o principal objetivo de aumentar as probabilidades de sucesso do doutoramento. “Este projeto insere-se na política de apoio ao Ensino Superior do Banco Santander Totta, que tem no apoio à investigação um dos seus mais sólidos pilares”, comentou o diretor do Santander Universidades Portugal, Marcos Soares Ribeiro.

Ricardo Morais, fundador da Idea Puzzle, considera que “o desenho de investigação ‘Preservação da fertilidade em mulheres com doença oncológica’ constitui um excelente exemplo de que a investigação de doutoramento em Portugal pode dar origem a novos produtos e serviços, alguns dos quais de enorme interesse público e com potencial de internacionalização”.

A cerimónia, celebrada na sede do Banco Santander Totta, contou com a presença do júri do Prémio, constituído por António Rendas, Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Luis Bento dos Santos, Administrador do Banco Santander Totta e Ricardo Morais, fundador da Idea Puzzle e de elementos do Santander Universidades.

O Ideia Puzzle foi criado com base no feedback de 3000 académicos. O software coloca ao utilizador 21 questões que o vão ajudar a desenhar e a defender a sua investigação em qualquer área de conhecimento. As 21 questões são inovadoras porque integram teoria, método e dados para o desenho, bem como retórica e autoria para a defesa.

Mais informação aqui.