Amílcar Falcão reeleito Reitor da Universidade de Coimbra

Votação decorreu esta segunda-feira, com o candidato único a ser reeleito para o mandato 2023-2027

06 fevereiro, 2023≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Amílcar Falcão acaba de ser reeleito Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para o mandato 2023-2027. O anúncio foi feito esta segunda-feira, dia 6, pela Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, após a reunião plenária deste órgão de governo, em que foi realizada a eleição. A tomada de posse está marcada para 1 de março.

Candidato único ao cargo, Amílcar Celta Falcão Ramos Ferreira venceu com 87% dos votos expressos: recebeu 27 votos favoráveis, numa eleição em que participaram 31 membros do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (quatro estiveram ausentes por motivos de força maior).

“O processo de seleção do novo Reitor decorreu com grande serenidade, tendo sido observados os requisitos regulamentares em todas as etapas do mesmo. As sessões pública e privada de apresentação do Plano de Ação do candidato Professor Doutor Amílcar Falcão permitiram um diálogo construtivo e refletido entre o Conselho Geral e o Candidato que certamente beneficiaram a transparência do processo e a legitimidade do agora eleito Magnífico Reitor, Professor Doutor Amílcar Falcão, para o exercício de um novo mandato. Nesta ocasião não posso deixar de agradecer ao Professor Doutor Amílcar Falcão a disponibilidade e o compromisso com o projeto da Universidade de Coimbra que esta nova candidatura revela, desejando-lhe as maiores felicidades para o novo mandato”, afirma a Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias.

Amílcar Falcão, de 58 anos, é licenciado em Ciências Farmacêuticas (1989), Doutorado (1995) e Agregado (2002) em Farmácia (Especialidade de Farmacologia) pela Universidade de Coimbra – instituição na qual é Professor Catedrático desde 2007. Foi também Diretor da Faculdade de Farmácia (2010-2012) e do Instituto de Investigação Interdisciplinar (2013-2019) e Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (2011-2019). Desde 2019 que é Reitor da instituição.

A eleição do Reitor da Universidade de Coimbra é feita numa reunião plenária do Conselho Geral da instituição. O organismo é constituído por 35 membros: 18 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes, dois representantes dos funcionários não-docentes e não-investigadores e dez personalidades de reconhecido mérito, externas à Universidade.

Mais informações sobre o processo de eleição do Reitor da UC para o mandato 2023-2027 – incluindo o programa de ação e o curriculum vitae do candidato eleito – estão disponíveis no endereço https://www.uc.pt/governo/cons_geral/eleicoes_reitor_2023.