Amílcar Falcão: “Ser Reitor da Universidade de Coimbra é um desafio enorme, mas é simultaneamente uma honra imensa”

Amílcar Falcão, reeleito para o segundo mandato enquanto Reitor pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra a 6 de fevereiro, foi hoje, 1 de março, investido no cargo.

01 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Citius, Altius, Fortius – Communis: mais rápido, mais alto, mais forte – juntos!”: foi a uma “academia unida, solidária, construtiva, empenhada e resiliente”, e a partir do lema olímpico, que Amílcar Falcão dirigiu as suas primeiras palavras, esta quarta-feira, no discurso na cerimónia de investidura no cargo de Reitor da Universidade de Coimbra (UC).

“Se queremos avançar rapidamente, vamos sozinhos; mas se a nossa ambição é ir mais longe, temos de nos apoiar no coletivo,” concretizou o Reitor da UC, reeleito para o mandato 2023-2027, recordando vários dos desafios inesperados a que a UC deu resposta nos 4 anos do mandato que ontem cessou.

Foram vários os desafios apontados pelo Reitor da UC para o mandato que agora se inicia, “conscientes de que, embora existam fatores extrínsecos incontroláveis ou impossíveis de antever, como sucede com a localização geográfica e as políticas governamentais, sobra ainda assim um largo conjunto de fatores intrínsecos por explorar”.

De modo a enfrentar os desafios, Amílcar Falcão apelou ao envolvimento de toda a comunidade, com “uma colaboração ativa e profícua por parte das Unidades Orgânicas e Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação (UECAFs)”, em estreita articulação com o Senado e o Conselho Geral: “O trabalho que nos espera só pode ser um exercício coletivo.”

“Ser Reitor da Universidade de Coimbra é um desafio enorme, mas é simultaneamente uma honra imensa. Conto com toda a academia, sem exceção, para me ajudar a elevar ainda mais alto o prestígio desta secular Instituição”, concluiu Amílcar Falcão.

À cerimónia de investidura do Reitor da Universidade de Coimbra, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos), seguiu-se a cerimónia de tomada de posse dos vice-reitores e pró-reitores que vão acompanhar Amílcar Falcão. Conheça a nova equipa aqui.

Veja na íntegra o discurso do Reitor da UC, Amílcar Falcão

Eis o que pode fazer: