“António Cândido como académico da Universidade de Coimbra” foi mote para conferência na Universidade de Coimbra

As iniciativas evocativas do centenário da morte do político e intelectual português estão a decorrer entre outubro de 2022 e outubro de 2023.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
18 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) recebeu a conferência evocativa do centenário da morte de António Cândido, integrada num conjunto de atividades que estão a ser realizadas até outubro de 2023. Uma conferência que foi também "um momento de homenagem" a "um homem multifacetado”, explicou o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

"António Cândido é uma figura maior da nossa história e recolocá-lo na nossa memória coletiva é um dever", afirmou o Presidente da Comissão Organizadora da Evocação do Conselheiro António Cândido por ocasião do Centenário da sua morte, Luís Leite Ramos. "É por isso que aqui estamos", garantiu.

A conferência “António Cândido como académico da Universidade de Coimbra” foi proferida por Rui de Figueiredo Marcos, professor catedrático da Faculdade de Direito da UC, que lembrou que o político e intelectual português “já morreu e vive ainda”. “Na UC, e principalmente na FDUC, os grandes vultos como António Cândido não se perdem pela morte”.

Reveja a cerimónia na integra:

Eis o que pode fazer: