TAGV celebra 64 anos com programação de meia temporada e reforço de públicos e novas parcerias
O Teatro Académico de Gil Vicente assinalou 64 anos com a apresentação da programação setembro 2025 – fevereiro 2026.
O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) apresentou hoje a programação da meia temporada setembro 2025 – fevereiro 2026, num momento de celebração do seu 64.º aniversário e de afirmação como espaço central da vida académica cultural em Coimbra.
O Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão, destacou a trajetória recente do teatro: “Depois da experiência da pandemia, recuperar o público foi realmente um processo paulatino e difícil, mas estamos a ganhar essa batalha dia após dia”. Sublinhou ainda que “nos últimos dois anos assistimos a uma subida de praticamente 300% de público físico”, confirmando a fase de crescimento.
Para Sílvio Correia Santos, diretor do TAGV, “este é um momento especialmente feliz e auspicioso para o TAGV”. Recordou que a temporada 2024/25 contou com 43 mil espetadores e cerca de 3 mil espetadores nas ações de mediação, reforçando a ligação à comunidade, e anunciou a reativação da parceria com a ACAPO para promover novas visitas inclusivas ao teatro.
Entre os destaques da nova programação, salientam-se o Teatro do Vestido, em dezembro, com uma criação documental sobre o PREC, e o espetáculo de Ricardo Correia, em fevereiro, sobre a pertença à Europa. A agenda inclui ainda encontros internacionais de jazz, um festival em parceria com a Lux Records, projetos de dança, extensões de cinema português e cinco propostas de stand-up comedy.
Consulte a programação completa aqui.