Apresentação do livro "Impressões sobre a Música Portuguesa (II)" de José Eduardo Martins é apresentado na BGUC

31 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) e a Imprensa da Universidade de Coimbra apresentam no dia 2 de junho, às 15h00, a obra «Impressões sobre a Música Portuguesa e outros temas (II)», com a presença do autor, o pianista brasileiro José Eduardo Martins. A apresentação será feita por João Gouveia Monteiro (FLUC). A sessão vai decorrer na Sala de São Pedro/BGUC, com entrada livre.

A importância de uma maior divulgação da criação musical portuguesa e da sua relevância a nível mundial será a questão central na sessão promovida pela Biblioteca Geral e a Imprensa da Universidade de Coimbra. A reflexão e a análise sobre a obra de compositores como Fernando Lopes-Graça (1906-1994) e Carlos Seixas (1704-1742) são alguns dos temas em destaque no novo livro do pianista brasileiro.

O pianista, professor e musicólogo José Eduardo Martins nasceu em São Paulo, em 1938. Professor Catedrático jubilado da Universidade de São Paulo, efetuou os seus estudos em São Paulo e Paris. Apresentou-se em vários países da Europa e da América do Sul. Tem 25 CDs gravados no Brasil, Bulgária, França e Portugal. Ao longo de mais de 50 anos, José Eduardo Martins foi visita frequente a Portugal, para apresentação de espetáculos e realização de palestras.

Nos livros «Impressões sobre a Música Portuguesa», o autor reúne artigos académicos e outros textos publicados desde 1992. Para além do percurso pela música portuguesa do barroco à contemporaneidade (com ênfase para Carlos Seixas, Francisco de Lacerda, Fernando Lopes-Graça e Jorge Peixinho), são abordadas temáticas que incluem a interpretação, a análise, a pianística, os aspetos e figuras da vida musical portuguesa.

O primeiro volume de «Impressões sobre a Música Portuguesa», com prefácio de Mário Vieira de Carvalho, foi publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, em 2011, e numa edição brasileira, pela Editora da Universidade de São Paulo, em 2014. A Música Portuguesa continua a ser o tema principal do segundo volume, que reúne 63 textos, escritos entre novembro de 2011 e dezembro de 2021.