Apresentação do programa das comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra

20 fevereiro, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

São mais de 150 eventos que juntam cerca de 60 entidades de 1 de março a 4 de dezembro. Foi apresentada a programação dos 725 anos da Universidade de Coimbra (UC): Tempo de Encontro(s).

A 17ª Semana Cultural da UC está inserida, este ano, nas comemorações dos 725 anos da Universidade. O tema é Tempo de Encontro(s) e a programação completa está disponível online em www.uc.pt/725

“Este ano há um encontro quase paradoxal entre o velho e o novo, o antigo e o futuro”, afirma João Gabriel Silva. “Estamos ao mesmo tempo a olhar para o futuro, mas com uma inspiração e com os pés baseados no passado”, adianta o reitor da UC. Em 2015, João Gabriel Silva considera que a universidade está “perante o desafio da globalização” e o “tempo de encontros com os olhos no futuro corresponde ao cumprimento pleno da missão de ajudar uma cultura e um país a afirmarem-se e a consolidarem-se”. O reitor da UC sublinha que é necessário “aceitar o desafio do mundo”, o que se faz através de uma maior abertura a todos e “conseguirmos ter, nesse mundo, a relevância que o país precisa e merece”. “Vamos buscar ao mundo as bases para podermos responder aos desafios da globalização”, acrescenta.

Dos mais de 150 eventos programados até ao final do ano, João Gabriel Silva destaca “uma inovação”, a acontecer a 3 de julho que vem criar o encontro entre o passado e o futuro. Um dia que vai ser um dos “pontos altos das comemorações” e que vai contar, por um lado, de uma apresentação de “videomapping com uma projeção de imagens” na Via Latina e, ao mesmo tempo, o convite a “antigos estudantes da diáspora de Coimbra” a virem reencontrarem-se com a UC. “Queremos decididamente olhar para o mundo todo, realça o reitor ao referir que o Doutoramento Honoris Causa de José Murilo de Carvalho foi um início das comemorações dos 725 anos da UC. “Vamos ter encontros com todos os países de língua portuguesa, culminando com um grande congresso sobre a língua portuguesa”, que se vai realizar em dezembro.

[sublimevideo settings=”youtube-id:PH5FE7uxo6Q” width=”600″ height=”338″]

Também a vice-reitora da UC, Clara Almeida Santos, salientou alguns dos eventos previstos para as comemorações. “Começamos com um concerto de Adriana Calcanhotto, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), num encontro com o Brasil, e terminamos com um grande congresso internacional sobre a Língua Portuguesa a 3 e 4 de dezembro”. Mas durante os nove meses de “festa da Universidade”, há também espaço para outras iniciativas. Clara Almeida Santos refere “visitas guiadas muito especiais” ao Património da UC, “conduzidas por personalidades como Luís de Matos, Maria de Belém Roseira, Pedro Tochas e Raquel Varela”. “Vai ser uma forma diferente de olhar o espaço que a UC convida a (re)visitar”, conclui a vice-reitora.