“Aqui vai-se criar futuro” – lançada obra do edifício UC Biomed

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ministra da Coesão Territorial marcaram presença no lançamento da obra do UC Biomed, que vai albergar laboratórios de investigação científica e o MIA – Portugal.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
25 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Esta é uma grande infraestrutura, um dos dois maiores projetos de infraestruturas científicas em Portugal e que é uma confluência de várias fontes de financiamento descentralizadas”, afirmou o Ministro para a Ciência, Tecnologia, Manuel Heitor. “E é um ponto para criar futuro”, acrescentou o responsável. “Todos nós vamos ter vidas longas e aqui vai-se estudar a longevidade”, sublinhou Manuel Heitor.

O ministro falava em particular da estrutura do MIA – Portugal, o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, um dos centros de investigação que vai ficar alojado no edifício do UC Biomed. O MIA Portugal é o primeiro centro de referência no estudo do envelhecimento no sul da Europa e conta já com três dos oito investigadores principais a fazer investigação na área. Com uma área bruta total de mais de 12 mil m2, o edifício UC Biomed vai contar ainda com laboratórios de investigação, plataformas tecnológicas de apoio à investigação e o biotério da Universidade de Coimbra.

Eis o que pode fazer:

Após mais de uma década à espera de ver o projeto avançar, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, recordou os vários apoios para este passo, desde a Comissão Europeia ao Programa Operacional Regional. “Estamos a falar de muitos investimentos que não vão parar agora”.

De acordo com Ana Abrunhosa, “este projeto vai permitir estudar os mecanismos do envelhecimento, permitir mudar atitudes, comportamentos, criar infraestruturas piloto para uma população mais envelhecida”. O UC Biomed vai “permitir também que o conhecimento que é produzido seja traduzido em inovação, empreendedorismo e em novos serviços e tecnologias, tão importantes para que as pessoas vivam, não apenas mais anos, mas mais anos com qualidade”.

"Foi preciso muita gente e muita perseverança para conseguir este edifício, essencial para dar um pulo na área da investigação biomédica", sublinhou o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. “Vamos ter condições neste edifício para fazer coisas que hoje não conseguimos fazer", acredita o responsável.

Localizado no Polo 3, das Ciências da Saúde, perto do ICNAS e do CHUC, o UC Biomed ergue-se num espaço “com um ecossistema próprio”, recorda Amílcar Falcão. Isso “vai permitir aliar metodologias distintas”. O Reitor da UC defende que a UC fica, assim, “com uma capacidade mais forte também de apoio a empresas”.

"Esperamos que a obra seja executada dentro dos tempos certos e estamos empenhados e com a vontade e resiliência de que daqui a dois anos o edifício esteja a funcionar", revelou Amílcar Falcão. A previsão é que no final de 2023 o UC Biomed seja inaugurado, "um motivo de orgulho para a UC, para a cidade e para todos os parceiros".