Arquitetura em diálogo com o planeta: conversa no DARQ antecipa o espírito do Anozero’26

A 28 de outubro, a Capela do Departamento de Arquitetura da FCTUC acolhe a conversa "Clouds, Weather, Climate — Architecture between modernity and the planet".

KP
Karine Paniza
23 outubro, 2025≈ 2 mins de leitura

© DR

A 28 de outubro, às 18h00, a Capela do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ) recebe uma conversa sobre a relação entre arquitetura, modernidade e o planeta. A iniciativa vai contar com os arquitetos Simone De Iacobis e Gosia Kuciewicz, do coletivo Centrala, Nuno Grande e o historiador de arquitetura Hans Ibelings, curador do Anozero’26.

Realizada no âmbito do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, e com o apoio do DARQ, a sessão "Clouds, Weather, Climate — Architecture between modernity and the planet" propõe um diálogo sobre as formas como a arquitetura se posiciona face aos desafios ambientais e sociais do mundo contemporâneo.

O coletivo Centrala, que integra a próxima edição da Bienal Anozero, desenvolve uma prática focada na interação entre arquitetura e processos naturais. Para os seus autores, a arquitetura é “fluxo e transformação”, um sistema em permanente diálogo “com a gravidade, a água e os fenómenos atmosféricos e astronómicos”.

O encontro antecipa o tema do Anozero’26, "Segurar, dar, receber" (To hold, to give, to receive), com curadoria de Hans Ibelings, John Zeppetelli e Daniel Madeira no papel de curador assistente. O tema propõe "uma reflexão sobre a reciprocidade e a partilha como fundamentos de um novo habitat simbiótico", de acordo com a organização. Inspirando-se em Peter Kropotkin e na noção de apoio mútuo, esta edição desafia hierarquias e amplia o campo da prática criativa, reunindo arte, design, arquitetura, artesanato, paisagismo, folclore e jardinagem como formas equivalentes de intervenção sensível no mundo.

A Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, pela Universidade de Coimbra e pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, vai decorrer entre 11 de abril e 5 de julho de 2026.

A entrada é livre, sendo aconselhável marcação prévia através do endereço de e-mail: geral@capc.com.pt

Partilhe