As causas e consequências do Insucesso e Abandono no Ensino Superior debatidas na UC

Ao longo do dia, serão apresentados dados nacionais do insucesso e do abandono, discutidas as consequências do insucesso e do abandono na vida das pessoas e da sociedade e analisados os fatores do insucesso e abandono no ensino superior.

28 abril, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR

Na próxima terça-feira, dia 2 de maio, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), vai decorrer a Conferência “Insucesso e Abandono no Ensino Superior”, promovida pelos parceiros do Fundo Solidário.

A conferência, que se inicia às 10 horas, pretende promover uma reflexão sobre as problemáticas do insucesso e do abandono que preocupam e envolvem toda a comunidade do Ensino Superior e desafiar a uma intervenção ampla e eficaz, através da adoção de estratégias que visem minimizar esses dois problemas.

Madalena Victorino, coreógrafa, professora e vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2017, é uma das oradoras convidadas. Durante a sua intervenção, intitulada “Um percurso de sucesso”, vão ser partilhadas algumas «histórias da vida e com vida, que transmitem valores essenciais ao percurso académico: a paixão na busca do sentido, a disciplina na perseguição dos objetivos, a determinação de quem tem que trabalhar para pagar os seus estudos, a defesa de um ensino não elitista».

O Fundo Solidário – projeto do Instituto Universitário Justiça e Paz, no âmbito da Pastoral do Ensino Superior – visa apoiar estudantes do Ensino Superior com dificuldades económicas na prossecução dos seus estudos, em parceria com diversas entidades da cidade de Coimbra, nomeadamente: Universidade de Coimbra (UC): Serviços de Ação Social, Provedoria do Estudante, Rede UC; Instituto Politécnico de Coimbra (IPC): Serviços de Ação Social e Provedoria do Estudante; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC): Serviços de Ação Social e Provedoria do Estudante; Centro de Acolhimento João Paulo II (CAJPII); Cáritas Diocesana de Coimbra.

O Fundo Solidário envolve ainda o Instituto da Segurança Social – Centro Distrital de Coimbra; IEFP – Delegação Regional do Centro; Fundação de Assistência Médica Internacional – AMI; Associação Académica de Coimbra – AAC; Associações de Estudantes do IPC; Associação de Estudantes da ESEnfC.

O programa da Conferência está disponível em: https://conferenciaes.wordpress.com/programa/.