"As super-propriedades das estrelas de neutrões" é tema de mais uma sessão do ciclo "Ciência às Seis (online)"

A sessão decorre via plataforma Zoom.

RC
Rómulo CCV
17 janeiro, 2022≈ 2 mins de leitura

Na próxima terça-feira, dia 18, às 18h00, realiza-se a palestra "As super-propriedades das estrelas de neutrões", com Constança Providência do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A sessão está inserida no ciclo "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.

O evento vai ter lugar via plataforma Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81031628814 ou ID da reunião: 810 3162 8814.

Evento no Site | Facebook

Os vídeos das sessões anteriores do ciclo (e outros) estão disponíveis no Canal YouTube

Resumo da palestra

Estrelas de neutrões são formadas pelo material mais espetacular que se pode imaginar: um cubo de açúcar deste material tem a massa do Monte Evereste. A sua massa é pouco maior que a do Sol mas o seu diâmetro não é maior que a largura da ilha da Madeira: são dos objetos mais densos do universo. E giram a velocidades impressionantes: podem ter um período tão pequeno como alguns milisegundos! Sim, são estrelas com a massa do Sol que completam uma rotação em milisegundos! Será dada uma breve nota histórica sobre a previsão e descoberta destas super estrelas, e discutido porque é que estes objetos são tão interessantes. A observação e medição das propriedades macroscópicas das estrelas de neutrões permitem obter informação microscópica de matéria exótica à qual presentemente não temos acesso no laboratório. O estudo destes objetos une físicos das áreas da astrofísica, física nuclear e partículas, e gravitação. Recentemente, a deteção das ondas gravitacionais GW170817 emitidas pela fusão de duas destas estrelas logo seguida da deteção de radiação eletromagnética em todos os comprimentos de onda e de uma kilonova abriu uma nova era na astrofísica: a astrofísica multi-mensageira.

Biografia da oradora

Constança Providência é professora Catedrática do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Presentemente diretora do Departamento de Física e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido investigação nas áreas de matéria estelar densa e quente, estrelas de neutrões, diagram de fase da QCD, transição de fase líquido-gás da matéria nuclear, matéria hadrónica e de quarks magnetizada. Tem supervisionado regularmente alunos de doutoramento e de mestrado. Recebeu o Prémio Ciência da Gulbenkian em 1991 e o foi nomeada Outstanding Referee of APS em 2018. Tem sido coordenadora de vários projetos financiados pela FCT e foi/é membro das ações COST NewCompStar e PHAROS ambas dedicadas ao estudo de estrelas de neutrões. É editora e autora da coleção «Ciência a Brincar» da Editorial Bizâncio e da secção «Vamos Experimentar!» da revista Gazeta da Sociedade Portuguesa de Física.