Associação de Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa celebra 30 anos a “juntar gerações”

A celebração teve lugar a 14 de maio no Hotel Sana Metropolitano em Lisboa.

KP
Karine Paniza
16 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Abraços apertados, mãos que se unem e sorrisos largos. Estes foram alguns dos gestos que marcaram o reencontro da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra em Lisboa (AAECL) na celebração do seu 30.º aniversário.

“Juntar gerações” é o principal objetivo das atividades promovidas pela Associação, explica a sua presidente, Fátima Lencastre. Completando três décadas à frente da Associação, a presidente, que tomou posse novamente durante o evento, revela que de tudo faz para “que próximas gerações nunca se desencontrem”.

O tempo parece ser um dos principais algozes da associação, mas Fátima Lencastre afirma que “o tempo não sairá vencedor” e que todos os associados ainda têm muito para oferecer. “Nós, antigos estudantes de Coimbra devemos proporcionar oportunidades de realizar uma reaproximação", refere a responsável acrescentando que se trata de "um compromisso e um legado que devemos deixar às próximas gerações”.

Segundo o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra (UC), João Nuno Calvão da Silva, “é um orgulho ver a grandeza da Universidade de Coimbra e a sua singularidade”. “Tem sido desenvolvido um trabalho muito intenso para redinamizar a Rede de Antigos Estudantes da UC”.

Eis o que pode fazer:

A celebração começou com a tomada de posse da direção da AAECL. Um dos momentos marcantes do Sarau foi a atribuição, a título póstumo, do Estatuto de Sócio Honorário da AAECL a Cesário Silva, Presidente da Associação Académica de Coimbra, falecido recentemente, recebido pelo Presidente da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (AAC), Daniel Tadeu e pelo Vice-Presidente da Direção Geral da AAC, João Diogo.

Durante o evento foi lançado do livro póstumo de Carlos Carranca “Poemas absurdos – A Palavra e o Mundo”. E esse não foi o único momento de poesia da celebração. Para marcar a importância do encontro de gerações ouviu-se “Poesia sem idade”.

Com o salão do Hotel Sana Metropolitano em Lisboa repleto de antigos estudantes, a música foi também parte integrante da cerimónia. O evento teve atuações do Fado ao Centro, Madre Christo e ouviu-se a saudosa Serenata de Coimbra.

E para o trigésimo aniversário da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra em Lisboa, não vai nada, nada, nada? Tudo!