“Aventuras lá fora” chegam ao Jardim Botânico

Iniciativa do Exploratório - Centro Ciência de Coimbra com o JBUC e o Museu da Ciência para jovens exploradores dos 6 aos 9 anos de idade.

02 julho, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Com o objetivo de criar sinergias integradas entre as várias estruturas e entidades da cidade e Universidade de Coimbra (UC), o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra apresentou uma extensão da atividade “Aventuras lá fora!” no Jardim Botânico da UC (JBUC). Jovens exploradores, dos 6 aos 9 anos de idade, vão poder descobrir o jardim através de um programa de atividades semanal. “As crianças precisam cada vez mais de atividades de exterior e de conhecer e aplicar cultura científica”, afirmou o diretor do Exploratório, Paulo Trincão, durante a conferência de imprensa de apresentação da iniciativa. “Um dos sítios mais interessantes para isso é o JBUC”, acredita Paulo Trincão.

Todas as semanas, durante o mês de julho, há um novo grupo de 15 jovens exploradores que vão “conhecer o jardim” com atividades como “pinturas naturais, interpretação dos espaços, das plantas e da natureza”, desvenda a diretora do JBUC, Ana Cristina Tavares. De acordo com a responsável, pretende-se que a ideia de “eco cidadania esteja presente desde o início”. Com “uma filosofia de exploração”, acrescenta Aurora Moreira, da direção do Exploratório, as crianças têm o programa organizado para “experimentar situações, explorar cores, dar destaque à diversidade do jardim” privilegiando “autonomia e liberdade”.

Aventuras lá Fora_Jardim Botânico

O programa de atividades está distribuído entre as 9 e as 18 horas, semanalmente. Paulo Trincão salientou a “participação ativa” do Museu da Ciência na iniciativa, “para cada vez mais criar e abrir estas dinâmicas dentro do universo da Universidade”. A equipa que vai acompanhar os participantes “é conjunta, do Museu, do Jardim e do Exploratório”. “É um trabalho de equipa”, garante Paulo Trincão. Enquanto projeto piloto, “é uma de muitas [atividades] que estão a ser preparadas”, revelou ainda o responsável.

As inscrições estão abertas através da página do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra. Mais informações e regras de participação estão disponíveis também na página.

Marta Costa