Balanço do projeto europeu RI4C2 acontece em Coimbra

O encontro de três dias pretende avaliar a progressão do projeto RI4C2 - Research and Innovation for Cities and Citizens, que decorre da participação da Universidade de Coimbra na aliança estratégica internacional interuniversitária EC2U - Campus Europeu de Cidades Universitárias.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
18 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Durante três dias, o Student Hub da Universidade de Coimbra (UC) é o ponto de encontro da aliança interuniversitária EC2U - Campus Europeu de Cidades Universitárias. Vice-reitores e representantes das sete universidades pertencentes ao consórcio fazem um ponto de situação do projeto RI4C2 - Research and Innovation for Cities and Citizens.

O coordenador EC2U e RI4C2, Ludovic Thilly, faz um balanço “muito bom” do projeto até ao momento. “Já distribuímos algumas ferramentas muito importantes e documentos diplomáticos”, conta o responsável. A um ano e meio de finalizar o projeto, Ludovic Thilly espera que se continuem "a fazer progressos neste desafio conjunto de criar um futuro para a universidade na Europa”.

Eis o que pode fazer:

O EC2U - Campus Europeu de Cidades Universitárias é composto por sete universidades de diferentes países europeus e cada uma tem uma tarefa a desenvolver no RI4C2. Na Universidade de Coimbra o projeto é implementado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC) com o desafio de criar medidas para tornar a comunidade científica mais resiliente e capacitada.

“Um dos tópicos mais relevantes com que estamos comprometidos é a obtenção de uma certificação de qualidade de carreira de investigador”, explica o coordenador executivo do iiiUC e líder do grupo de trabalho no RI4C2, Jorge Noro. Este “selo de qualidade” vai permitir dignificar e reconhecer as várias profissões ligadas à ciência e abrange desde estudantes de doutoramento a cientistas com maior experiência. A UC está também encarregue de alertar para a importância da igualdade de género na comunidade científica.

Saiba mais sobre o projeto RI4C2 - Research and Innovation for Cities and Citizens.