"Balanço positivo" de um ano de trabalho na Assembleia Geral de Trabalhadores/as da UC

Foi a primeira Assembleia Geral da UC após a criação da Comissão de Trabalhadores/as, que assinalou assim o primeiro aniversário.

Marta Costa
30 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Foi com um balanço “muito positivo” que terminou a primeira Assembleia Geral de Trabalhadores/as da Universidade de Coimbra (UC). A reunião, que reuniu largas dezenas de trabalhadores e trabalhadoras entre corpo técnico, docente e investigador da UC, decorreu no Auditório da Reitoria da UC a 27 de janeiro, data do primeiro aniversário da Comissão de Trabalhadores/as da UC.

Com um ano de trabalho da CT/UC, a Assembleia serviu para apreciação da atividade desenvolvida pela comissão e subcomissões, assim como apresentação de algumas propostas de atividades a desenvolver durante 2023. “É o culminar de um processo”, referiu António Trindade. O presidente da CT/UC mostrou-se satisfeito com a participação ativa da comunidade UC na assembleia que, pela participação e intervenção, demonstra que "a CT e as subcomissões eram necessárias”.

“Os trabalhadores/as da Universidade têm necessidade de ter voz, de alguém que os represente de outra forma para além dos representantes no Conselho Geral e no Senado, porque a forma de atuar é diferente”, acrescentou António Trindade.

Eis o que pode fazer:

Durante a Assembleia, foi ainda possível ouvir alguns representantes nos órgãos estatutários da UC (Conselho Geral e Senado) para apreciação da atividade desenvolvida.

Com um ano de atividade e onze elementos efetivos, a CT/UC representa um universo de mais de 3500 trabalhadores e trabalhadoras, entre corpo técnico, docente e investigador. Existem ainda nove subcomissões de trabalhadores e trabalhadoras na Universidade.

Com o desejo de que “seja a primeira de muitas” assembleias, António Trindade espera que se mantenha “o entusiasmo”.

Mais informações sobre a Comissão de Trabalhadores/as da Universidade de Coimbra em https://ucpages.uc.pt/ct/