Bênção das Pastas da Queima das Fitas 2021 reúne estudantes finalistas do Ensino Superior de Coimbra para “celebrar e agradecer”

Estudantes finalistas da Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Instituto Superior Miguel Torga celebraram em conjunto o fim do percurso académico.

25 julho, 2021≈ 7 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Não estamos na catedral, estamos num estádio. Mas não importa o lugar, o que importa é o espírito e a verdade com que fazemos o que fazemos”, com palavras de esperança do capelão da Universidade de Coimbra (UC), Pe. Paulo Simões, arrancava a Bênção das Pastas dos finalistas de 2020 e 2021 da Queima das Fitas de Coimbra.

Um evento tradicional mas fora do habitual, que teve lugar não na Sé Nova mas no Estádio Cidade de Coimbra. O capelão pedia aos estudantes finalistas, não apenas da UC mas também das escolas do Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Instituto Superior Miguel Torga, presentes nas bancadas, para que olhassem para o percurso académico e agradecessem as “bênçãos em forma de gente”. “As maiores bênçãos que recebemos na nossa vida têm rosto de gente, de pessoas, por isso nesta celebração temos de agradecer as nossas”, afirmou Pe. Paulo Simões.

A celebração, que significa o culminar do percurso académico dos estudantes de Coimbra, sofreu várias alterações devido à situação pandémica. A eucaristia, na manhã de 25 de julho, foi dirigida pelo bispo Virgílio Nascimento Antunes. “As condições são diferentes, mas são melhores [do que em 2020], e felizmente foi possível esta fórmula”. A fórmula envolveu apresentação de certificado à entrada, após aquisição de bilhete, gratuito e apenas para finalistas de 2020 e 2021, distanciamento entre os lugares e utilização de máscara durante todo o evento. Para além de ser realizado no Estádio Cidade de Coimbra, com apenas um terço da capacidade e sem a presença dos familiares, que aguardavam na rua, pelo fim da cerimónia.

E a Bênção das Pastas realizou-se deixando uma mensagem para os finalistas – de serem os “construtores de uma realidade mais bela”. Para o bispo Virgílio Nascimento Antunes, “é importante que tenhais os diplomas e os conhecimentos alargados dentro das várias áreas do saber, mas sendo para os outros. Para que o mundo seja o lugar de realização de todos e de salvação de todos”.

Hugo Ramos, finalista da Faculdade de Farmácia da UC acredita que “o facto de ser aqui [no Estádio Cidade de Coimbra] não altera o significado do que é a Bênção das Pastas. São as medidas que somos obrigados a adotar, mas tem tudo para manter o espírito”. Apesar de ter pena de não poder ter a família consigo, Sara Costa concorda. A finalista da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação acredita que, na Sé “a tradição sentia-se mais, mas foi a solução que conseguiram arranjar e é ótimo terem conseguido”.

Finalista da Faculdade de Medicina de 2020, Joana Reis considera que “fazia sentido terminar o curso com a Bênção, infelizmente o ano passado não foi possível, mesmo assistindo online. É o encerrar de um ciclo que o ano passado não ficou encerrado totalmente”. Já André Pinto, finalista da Faculdade de Economia, defende o “significado simbólico bastante grande do evento, estando garantidas todas as condições de segurança. Faz todo o sentido ocorrer”.

Para todos os finalistas de 2020 e 2021, fica o desejo de Nuno Azevedo, finalista da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC, de “bastante sucesso, que alcancem todos os objetivos, e que mostrem que a UC é das melhores para estudar, com os melhores cursos e o melhor ensino”.

A Bênção das Pastas 2021 foi transmitida em direto através da página de Facebook da Queima das Fitas de Coimbra e teve direito a tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa. Com uma componente solidária, os donativos da cerimónia reverteram para o Fundo Solidário NEXT, do Instituto Universitário Justiça e Paz.

Marta Costa e Karine Paniza