Biblioteca Geral da UC mostra e explica os seus tesouros

05 junho, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No sábado, dia 6 de junho, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) volta a mostrar os seus tesouros. Pelas 10 horas, na Sala de S. Pedro, Saul Gomes apresenta e explica a “Bíblia Atlântica”.

As “Bíblias Atlânticas”, também conhecidas por Bíblias Gigantes, por medirem, em média, entre 550x350mm, são obras monumentais e de grande aparato, que incluem o texto completo da Vulgata.

São poucos e raros os exemplares completos das Bíblias atlânticas que sobreviveram até aos nossos dias e que testemunham a evolução do texto bíblico manuscrito entre os séculos XI e XII.

A Biblioteca Geral da Universidade conserva no seu acervo um códice de mão, em pergaminho, datável do último terço do século XII. Está organizado em três grandes volumes, com as caraterísticas de uma “Bíblia Atlântica”