Biblioteca Geral da UC acolhe duas iniciativas inseridas no programa Abril no Feminino

Ambas as sessões vão decorrer na Sala de São Pedro.

31 março, 2025≈ 3 mins de leitura

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra acolhe duas iniciativas inseridas no programa Abril no Feminino, dedicadas a destacar o papel de mulheres que marcaram a história de Portugal: Isabel de Aragão, Rainha de Portugal, enquanto mulher e cidadã; e doze mulheres portuguesas desobedientes, retratadas no livro As Revolucionárias, de Maria João Lopo de Carvalho.

A primeira iniciativa, a 4 de abril, pelas 18h00, consiste numa conversa com António Rebelo, Maria José Azevedo Santos e Carlota Simões (moderação). No ano em que se celebram os 700 anos da peregrinação da Rainha Santa Isabel a Santiago de Compostela, esta sessão pretende dar a conhecer ao público a «cidadã» Isabel de Portugal, o seu papel diplomático como rainha, o seu lado empreendedor associado à fundação do Mosteiro de Santa Clara: será que a acção de Isabel de Portugal se poderia hoje designar por empreendedorismo social avant la lettre? A entrada é livre, com reserva obrigatória para bg-eventos@bg.uc.pt ou no formulário https://bit.ly/20250404BGUC.

A segunda iniciativa trata-se da apresentação do livro As Revolucionárias: Doze Mulheres Portuguesas Desobedientes, a ter lugar a 23 de abril, às 18h00, com a presença da autora da obra, Maria João Lopo de Carvalho. A moderação da sessão estará a cargo de João Gobern. As incrições estão disponíveis em https://bit.ly/23042025BGUC.

Ambas as sessões vão decorrer na Sala de São Pedro da BGUC.

Partilhe