Cabo Verde, a pandemia da COVID 19 e a guerra na Ucrânia em conferência na UC

A conferência "Cabo Verde e a gestão da crise da pandemia da COVID 19 e da crise inflacionista derivada da guerra na Ucrânia" contou o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, como orador.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
30 junho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“A Universidade de Coimbra (UC) não cortará pontos de diálogo com os países”, garantiu o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC. De acordo com João Nuno Calvão da Silva, é “importante para a paz no mundo que o diálogo se continue a fazer com a ciência e a cultura”.

Durante a conferência "Cabo Verde e a gestão da crise da pandemia da COVID 19 e da crise inflacionista derivada da guerra na Ucrânia”, que recebeu na Sala do Senado o primeiro ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, João Nuno Calvão da Silva destacou os vários momentos de parceria que a UC tem vindo a desenvolver com o país africano nas mais diversas áreas do conhecimento, com destaque para a Medicina e a Engenharia Informática.

Desde a entrada no governo, em 2016, Ulisses Correia e Silva sublinha três grandes crises que Cabo Verde tem atravessado. A climática, pandémica e, recentemente, a derivada da guerra na Ucrânia. “Têm todas uma coisa em comum, são globais e têm afetado todo o mundo e fortemente”, afirmou o governante.

“Somos uma nação e fomos nação antes de sermos país”, acrescentou o primeiro ministro Cabo verdiano, sublinhando a importância da diáspora e da sua resiliência ao longo dos anos. “Pensar em Cabo Verde e pensar na resiliência e como a superação de dificuldade é parte do seu DNA”, acrescentou Ulisses Correia e Silva. A forma como as crises têm afetado o país têm levado a “desenvolver os recursos e o capital humano” do país.

Garantindo que é “um orgulho e uma honra” receber o primeiro ministro cabo verdiano na UC, o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, defendeu que o país “é um exemplo para o mundo”, elogiando “o que tem sido feito nas diversas áreas”.

Para o futuro, Amílcar Falcão garantiu que “queremos abraçar projetos comuns e passar para outros patamares”. “Há aqui uma partilha de conhecimentos que estamos prontos para aprofundar”, acrescentou o Reitor da UC, referindo que “é um caminho e um trabalho coletivos”.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: