Caminho das Carmelitas – reflexão e prática sobre o caminhar, paisagem e arquitetura

01 julho, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

O Centro de Estudos de Arquitetura (CeARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com o projeto HODOS, vai realizar, de 11 a 21 de julho, um workshop de reflexão e prática sobre o caminhar, paisagem e arquitetura, em torno do Caminho das Carmelitas.

Durante 10 dias, arquitetos, urbanistas, professores e estudantes vão debruçar-se sobre o Caminho das Carmelitas, por entre visitas aos locais, conferências com especialistas e oficinas de projeto, onde serão desenvolvidas ideias e propostas a implantar ao longo do percurso.

No final, será feita uma exposição pública dos trabalhos realizados e, posteriormente, lançada uma publicação com todo o material produzido durante o evento.

O Caminho das Carmelitas é um percurso pedonal traçado pelos séculos entre paisagens e ambientes construídos e que liga o Carmelo de Coimbra ao Santuário de Fátima ao longo de 111 Km, atravessando zonas rurais, florestais e pequenos aglomerados habitacionais. Este caminho é não só uma alternativa às estradas nacionais, geralmente utilizadas pelos peregrinos que se dirigem ao Santuário de Fátima, mas também um percurso com qualidades paisagísticas capazes de atrair outros públicos que procuram o contacto com a natureza. Mais informação e inscrições em: http://www.hodos.pt/.

 

Programa completo pode ser encontrado aqui.

Partilhe