Caminhos do Cinema Português estão de regresso

Festival realiza-se entre 6 e 20 de novembro.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
04 novembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© DR

Foram mais de 500 os filmes inscritos, dos quais cerca de 350 com origem nacional. A programação engloba mais de 200 películas de cerca de 40 países participantes. Duas semanas, em três salas de cinema da cidade - o mini-auditório Salgado Zenha, o TAGV e a Casa do Cinema de Coimbra - os números estão lançados e convite está feito. Chegaram os Caminhos do Cinema Português.

Com três secções competitivas, Caminhos, Ensaios e Outros Olhares, o Festival Caminhos do Cinema Português chega a Coimbra para a sua 27.ª edição. O objetivo passa por "reforçar a cinematografia oferecida a públicos especificos".

Ao mesmo tempo, o festival promove as chamadas "secções paralelas, não competitivas". Entre estas encontramos os "Filmes do Mundo, uma programação que une ficção, documentário e animação no formato de curta e longa-metragem, onde o universo da Lusofonia tem especial atenção", um espaço reservado a apresentações de escolas, a secção Juniores, um espaço denominado Juvenis, para apoiar a "a construção de juízo crítico e conhecimento da cinematografia portuguesa contemporânea" e uma secção Seniores dedicada a apresentar "uma filmografia de cariz social, cultural e de integração na sociedade".

Eis o que pode fazer:

"O Caminhos continua a apostar nesta vertente de serviço pedagógico para a comunidade", explica Tiago Santos, da organização. Com o exemplo do Caminhos Juniores, o festival "abre as portas para que escolas possam vir ver cinema de animação português". Pretende-se relacionar "o que é visto no ecrã com o que é visto na sala de aula". Mas o espírito de comunidade vai além das escolas, com uma sessão aberta a famílias, a 20 de Novembro, pelas 10h30, no TAGV.

Para os ciclos de ensino mais avançados também há programação. Aqui, o objetivo é "fazer a diferença e dar motivação extra", dando a possibilidade de espetadores e criadores entrarem em contacto, revela Tiago Santos. "É um contexto específico que acontece durante o festival, para perceber como os filmes são feitos", acrescenta.

Entre 23 e 27 de novembro, o público vai poder assistir, em reposição, a alguns dos títulos inscritos nas secções competitivas.