Caminhos na UC – Conhecer a Universidade de Coimbra através da sua comunidade

A rubrica quinzenal Caminhos na UC é um dos conteúdos em destaque na página de comunicação interna A Nossa UC.

17 agosto, 2021≈ 4 mins de leitura

© DCom

O que têm em comum um professor universitário, uma técnica de arquivo e um jardineiro? Ou uma estudante de Economia e um astrofísico? São, independentemente do percurso, parte integrante da comunidade académica da Universidade de Coimbra (UC). E foi para conhecer as suas histórias que nasceu a rubrica Caminhos na UC.

Alojada na página A Nossa UC, o desafio da rubrica é, através de uma conversa, conhecer diferentes pessoas e quais os seus Caminhos. Mas não só.

“A UC é uma instituição secular, com tanta história e com tantas pessoas e, por vezes, escapa-nos a interessante imensidão de percursos que aqui têm lugar. A rubrica Caminhos na UC nasceu com o propósito de dar espaço para nos conhecermos melhor enquanto comunidade”, explicam Catarina Ribeiro e Inês Coelho, da Divisão de Comunicação da UC, responsável pela rubrica. O objetivo passa, assim, por registar as histórias das pessoas que estudam e trabalham na UC e, ao mesmo tempo “criarmos mais empatia entre nós”, acrescentam.

As conversas, que têm lugar quinzenalmente, são com pessoas dos diferentes grupos que integram a UC, desde estudantes, docentes, investigadores/as ou corpo técnico. Catarina Ribeiro e Inês Coelho acreditam que “em cada um destes grupos encontramos pessoas com percursos singulares e de excelência”. Quanto às histórias que são contadas, “podem ser tanto informativas como inspiradoras: tanto podem dar a conhecer um espaço da UC a partir da história de quem nele trabalha ou estuda, como podem também mostrar-nos a resiliência e o sonho de trabalhar numa determinada área”. “Esta recolha de testemunhos traduz-se numa oportunidade de conhecermos a UC através de diferentes visões, mostrando a pluralidade de profissões que aqui se exercem, como também a diversidade de temas que são aqui diariamente trabalhados e estudados”, defendem.

Com a oportunidade de “discutir temas estruturantes quer para a UC, quer para a sociedade” em cada testemunho, Catarina Ribeiro e Inês Coelho garantem que, em cada conversa, é possível “aprender um pouco mais sobre as mais diversas áreas, como é o caso do desperdício alimentar, do jornalismo, da neurociência, do voluntariado ou do turismo, que são temas que já abordámos nos episódios da rubrica já lançados”.

“Pretende-se, por isso, que a rubrica Caminhos na UC seja um espaço de encontro não apenas entre as pessoas da comunidade UC, mas também de encontro com temas que é importante discutirmos no mundo em que vivemos”, referem.

A rubrica tem uma periodicidade quinzenal. É possível descobrir todas as conversas já disponíveis em https://www.uc.pt/anossauc/caminhos/.

Fica o convite para ficar a conhecer mais histórias dos Serviços, Faculdades e Pessoas que diariamente fazem a Universidade de Coimbra em https://www.uc.pt/anossauc.

Notícia relacionada – /noticias/artigos/universidade-de-coimbra-reforca-comunicacao-interna/

Marta Costa