Candidaturas Abertas para novo doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades

Esta é a primeira edição do doutoramento na Faculdade de Letras da UC.

28 julho, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) oferece uma nova oferta formativa na área das culturas da alimentação. As candidaturas estão abertas para a primeira edição do doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades.

A diretora do novo doutoramento, Carmen Soares, explica que o curso pretende transmitir “uma sólida informação e conhecimentos sobre o que são os patrimónios alimentares no caso português, mas também na Europa e no Mundo”. O objetivo passa também por investigar “as várias dinâmicas da alimentação e das dietas, em particular da dieta mediterrânica que foi elevada ao estatuto de Património da Humanidade”. De acordo com a docente da FLUC vai dar-se destaque também “à cozinha atlântica e a cozinha continental”.

Segundo Carmen Soares, o doutoramento está destinado “a estudantes que terminem os mestrados na área da história, da cultura, das ciências sociais e humanas em geral e também para profissionais já no terreno ligados à alimentação, à restauração e ao turismo”. No final do curso, os estudantes devem estar “dotados de elementos que lhes permitam quer abrir negócios quer trabalhar em empresas ou até ao nível da formação ou na promoção do nosso património gastronómico”, promete.

A iniciativa do doutoramento decorre após oito anos de experiência do mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade e de um projeto de investigação desenvolvido entre universidades portuguesas e estrangeiras. Mais informações sobre o doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, encontram-se no site.

[sublimevideo settings=”youtube-id:_q-FxXusG58″ width=”600″ height=”338″]

Reportagem realizada por Ana Zayara, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.