Carina Leal recebe Prémio Adriano Lucas 2015

Reportagem sobre jovem de Almagreira vence a quinta edição do prémio

11 dezembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Carina Leal é a vencedora do Prémio Adriano Lucas 2015. O galardão distinguiu a reportagem “Filipe Lopes: o jovem que se fez agricultor”.  A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 12 de dezembro, pelas 16 horas, na Casa da Escrita.

Acho que hoje em dia todos nós precisamos de olhar para exemplos

A jornalista decidiu contar a história de Filipe Lopes, de 29 anos, que antes mesmo de acabar o curso decidiu “começar a trabalhar” Um jovem que resolveu “acreditar em si e nos dele, sublinha Carina Leal, “não tentou emigrar logo, tentou primeiro procurar soluções cá dentro e acabou por encontrar uma”, conta. “Acho que hoje em dia todos nós precisamos de olhar para exemplos” refere ainda a vencedora. Numa altura de crise, Carina Leal explica que “a história do Filipe pode servir de motivação para muitos outros jovens portugueses que hoje em dia não sabem bem que caminho percorrer”.

Receber o prémio é “uma alegria imensa”. Carina Leal, que já foi colaboradora do Diário de Coimbra, desvenda que, nessa altura, “escrevi bastante e aprendi muito também”. “Voltar a publicar naquela casa é muito bom para mim, é como reviver o tempo que passei naquela redação”.

O júri do Prémio Adriano Lucas 2015 decidiu distinguir ainda mais duas reportagens com Menções Honrosas: “Cochofel: aristocrata e poeta das causas dos simples”, de Vitalino José Santos, e “Portugal tem mais encanto na hora da despedida?”, de Marta Carvalho Costa.

Carina Leal tem 32 anos e é licenciada em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. Atualmente está a trabalhar como freelancer em Lisboa.

Partilhe