"Casa de artes, humanidades e ciências sociais", a FLUC celebra aniversário de portas abertas

O Dia Aberto assinala o 112.º aniversário da Faculdade de Letras da UC.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
19 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

De portas abertas. É assim que, mais uma vez, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) assinala o Dia da Faculdade. Com exposições, oficinas, conferências e aulas abertas, a comunidade FLUC juntou-se para receber e dar a conhecer o que acontece e se passa na Faculdade.

“A Faculdade é uma casa de artes, de humanidades e ciências sociais”, explica o diretor, Albano Figueiredo, e “é com sobriedade que assinalamos o dia de festa” dos 112 anos da FLUC. Das 9 às 20 horas, o programa é variado e inclui atividades organizadas pelos departamentos, seções, Núcleo de Estudantes e Direção, acrescenta Albano Figueiredo.

Desde “exposições diversas nos diferentes pisos, a debates, conferências especialmente preparadas para a ocasião, jogos, demonstrações, pequenas palestras”, o diretor da FLUC garante que, até às 20 horas, “qualquer visitante pode contactar com outras dimensões da lecionação, investigação e transferência de conhecimento que fazemos na nossa faculdade”.

Eis o que pode fazer:

Num universo de cerca de 5 mil estudantes, quase 300 docentes, dezenas de investigadores, e 50 elementos do corpo técnico, revela ainda Albano Figueiredo, a FLUC “tem uma dinâmica muito intensa”. Desta forma, o responsável admite que uma das principais iniciativas do Dia Aberto da FLUC são as aulas abertas. “As aulas estão a decorrer normalmente e qualquer visitante pode abrir a porta de uma sala e assistir”.

De acordo com o diretor da FLLUC, não se pretendia “modificar grandemente as rotinas porque daria uma ideia artificial do que é o trabalho”. Assim, o Dia Aberto mostra o que se faz na FLUC, “sempre com a mensagem importante de assinalar os nossos 112 anos, que nos orgulhamos muito”.

O programa inclui 22 aulas abertas, sete exposições, 12 oficinas, três conferências, visitas de estudo, sessões informativas e exibição de filmes.

Até às 20 horas, é ainda possível participar nas várias atividades propostas pela FLUC. Mais informações em uc.pt/fluc.