Catarina Lima Fernandes é a vencedora do Prémio Adriano Lucas 2016

Reportagem "Os ilhéus em Coimbra" fala sobre estudantes que passam muito tempo fora de casa e longe da família e acaba por ter um toque autobiográfico.

15 dezembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Catarina Lima Fernandes vem da Terceira, nos Açores, tem 22 anos, estuda na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e está, neste momento, a tirar o Mestrado de tradução Português-Inglês e Português-Alemão. Há já cinco anos em Coimbra foi por acaso que, em 2015, soube do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas. “Concorri o ano passado, com um conto sobre a cidade”, conta a estudante com um sorriso. Um trabalho “que não correspondia bem aos parâmetros do júri”. “Este ano decidi concorrer outra vez, porque sim. Porque gosto de escrita. E aparentemente gostaram do que escrevi”.

A ideia de assumir a pessoa de Duarte Melo, o pseudónimo com o qual assina “Os Ilhéus de Coimbra”, repórter que entrevista uma estudante açoriana em Coimbra surgiu de repente. “Foi assim um pensamento, porque não escrever sobre uma rapariga que estuda em Coimbra mas é dos Açores?”

Na reportagem, Catarina decidiu expor “as coisas boas e as coisas más” de morar longe de casa, utilizando a experiência pessoal de quem já mora há muitos anos distante. Conta, “por exemplo, como é estar três meses sem ver a família”, situação que para as amigas é impensável mas que para a estudante “é normal”.

A verdadeira paixão de Catarina são “os Açores”. A estudante não esconde que quer regressar para as ilhas e “fazer a minha vida lá, se conseguir”. A par com essa, a escrita e o sonho antigo: “quero escrever muito mais”, revela. “Tenho um sonho que é escrever um livro que as pessoas gostem”, afirma a vencedora do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas. “Gostava de escrever um livro que as pessoas lessem e com o qual se relacionassem”.

Prémio Adriano Lucas 2016

Na edição de 2016, o júri, composto por elementos das entidades organizadoras – Universidade de Coimbra, Diário de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra – e dois elementos externos, o docente da FLUC, José Ribeiro Ferreira, e o jornalista Jorge Castilho, decidiu atribuir ainda duas menções honrosas para as reportagens “Olhos que Mentem” de Pedro Morgado e “Caricatura de Coimbra” de Patrícia Cruz Almeida.

A cerimónia pública de entrega do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas 2016 está marcada para sábado, 17 de dezembro, pelas 17 horas, na Casa da Escrita.