Celebrar o Antigo Estudante, “o maior património” da Universidade de Coimbra

Antigos e atuais estudantes reuniram-se na Casa da Lusofonia para assinalar o Dia do Antigo Estudante, num evento que contou com uma homenagem a Luiz Goes.

04 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

O antigo estudante é “o maior património” da Universidade de Coimbra (UC). A 4 de abril, a UC assinalou o Dia do Antigo Estudante com uma série de iniciativas que colocaram em destaque os que, nas palavras do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, são “os nossos verdadeiros embaixadores e o nosso cartão de visita”.

O pretexto de celebrar “acaba por homenagear todos os que por aqui já passaram ao longo dos séculos e reforçar a sua importância para nossa Alma Mater no momento presente”, acrescentou o Vice-Reitor.

O dia da efeméride da Tomada da Bastilha II foi o escolhido para assinalar o Dia do Antigo Estudante. “Um momento marcante em que se assinala um facto histórico”, recorda o Presidente da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra, Jorge Castilho. “Estamos a celebrar a memória e a honrar o exemplo que nos deram”, sublinhou o responsável.

Com antigos e atuais estudantes presentes, Jorge Castilho destacou dos antigos estudantes em serem "o repositório de memórias e tradições, e de as transmitir para o futuro, sem deixar que sejam deturpadas. E mostrar que Coimbra sempre foi um exemplo de solidariedade e cultura”.

Eis o que pode fazer:

Um “dos dias mais importantes do ano porque congrega antigos e atuais estudantes”, sublinhou o presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra. De acordo com João Caseiro, “há um elemento comum à figura do estudante”, independentemente do curso, ou de qualquer outra questão diferenciadora, que se assinala a 4 de abril, e que por isso torna o dia especial. “Em algum ponto da vida todos os estudantes vão ser, um dia, antigos estudantes”. É a representação da “união intergeracional e de união da academia”, realçou o dirigente estudantil na celebração do Dia do Antigo Estudante.

Para assinalar a efeméride, houve uma homenagem a Luiz Goes com a exibição de um concerto, seguido de um momento musical, pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

Saiba mais aqui.