CEMMPRE e o ISISE desvendam os seus projetos na 5.ª exposição do ciclo "O que se investiga na UC?"

O trabalho desenvolvido pelo Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos e pelo Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Engenharia das Estruturas vai estar em exposição até 29 de setembro.

MU
Milene Santos (com iii UC)
16 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

O ciclo de exposições "O que se investiga na UC?", do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, está de volta ao Piso 1 do centro comercial CoimbraShopping, até 29 de setembro.

Na quinta exposição do ciclo são apresentados os projetos de investigação mais relevantes do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE) e do Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Engenharia das Estruturas (ISISE).

Albano Cavaleiro, Presidente do CEMMPRE, vê nesta exposição uma oportunidade de mostrar à sociedade em geral as diversas áreas de atuação do centro. "Nesta exposição tentamos mostrar que as atividades de investigação desenvolvidas pela nossa equipa interdisciplinar se coadunam com o objetivo principal do CEMMPRE em dar um contributo sólido para a sociedade, principalmente ao nível do pacto verde (green deal) e da transição digital", revela o responsável. Salienta ainda que, "nesta exposição são apresentados alguns exemplos de temas que estão a ser estudados atualmente, tendo sempre como linha condutora a engenharia mecânica, os materiais e os processos, mostrando a abrangência e relevância da investigação desenvolvida neste momento em que a sociedade enfrenta desafios cada vez mais difíceis".

Em complemento, Carlos Rebelo, membro da direção do ISISE, realça que "as metodologias de Investigação e Desenvolvimento aplicadas pelos investigadores do ISISE baseiam-se na procura de soluções para problemas reais maioritariamente identificados pela sociedade civil através das empresas do setor, com as quais existe estreita colaboração e aproveitamento de sinergias." A participação na exposição vem ao encontro do propósito do ISISE em "privilegiar eventos com contacto direto com o público, principal beneficiário do sucesso da investigação desenvolvida no instituto."

"O que se investiga na UC?" é um ciclo de exposições que tem como objetivo dar a conhecer o trabalho que é feito nas várias unidades de investigação e desenvolvimento da Universidade de Coimbra. Para conhecer estes projetos basta visitar o Piso 1 do Centro Comercial CoimbraShopping, entre as 9h00 e as 23h00, até 29 de setembro.